O despertar para uma cultura de participação no trabalho com um tema gerador
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p263Resumo
O presente artigo discute como se chegou ao tema gerador a partir de uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Utilizando a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, como estruturantes de currículos, tem como foco o seguinte problema de pesquisa: Quais as possibilidades e os desafios encontrados por educadores de Ciências (Biologia, Física e Química), de uma escola pública de Santa Maria, ao utilizarem a Abordagem Temática em suas aulas, especialmente na estruturação e na implementação do tema gerador “Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?”. Assim, os objetivos da pesquisa são: discutir como se chegou ao tema gerador desenvolvido, a partir do Estudo da Realidade, bem como refletir sobre uma das possibilidades encontradas no trabalho com o tema gerador através da categoria: Tema emergente da realidade: o despertar para uma cultura de participação. O tema gerador, por tratar de contradições vivenciadas pelos próprios sujeitos, potencializou a superação da cultura do silêncio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY