Traços da hermenêutica filosófica na educação em ciências: possibilidades à educação química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p279

Resumo

O presente trabalho traz algumas aproximações da Hermenêutica Filosófica à Educação Química. Iniciamos trazendo elementos que nos levaram a buscar aportes da Hermenêutica Filosófica à Educação Química dentro do grupo Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental Ciências e Matemática (CEAMECIM). Posteriormente, apresentamos contribuições de teóricos que fizeram esta aproximação. Finalizamos trazendo autores que se concentraram em um olhar hermenêutico à Química em duas revistas de Filosofia da Química: Foundations of Chemistry e Hyle – International Journal for the Philosophy of Chemistry. Este encontro – Hermenêutica e Educação Química – pode contribuir para compreendermos a Química que se mostra em nossa prática docente a partir de um olhar filosófico aberto às possibilidades hermenêuticas do diálogo, da tradição histórica da linguagem, para além de seu caráter instrumental, e da estética na Educação Química.

Biografia do Autor

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro= Campus Iturama

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestre em Química Tecnológica e Ambiental pela mesma universidade. Tem formação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atuando no curso de Licenciatura em Química.

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Ciências - Habilitação Química pela FURG, Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora titular da FURG, atuando como professora do curso de Química - Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos