História da ciência em livros didáticos de biologia: os conceitos de genótipo e fenótipo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n1p333Resumo
A inserção da história e filosofia da ciência em aulas de Biologia no Ensino Médio é um fator relevante no processo de ensino e aprendizagem nessa disciplina escolar. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa acerca de como a história da ciência é apresentada em livros didáticos. A amostra envolveu 19 livros, datados de 1955 até 2006. Para análise dos dados, recorreu-se aos seguintes elementos da transposição didática: despersonalização do saber, envelhecimento moral/biológico e a dialética antigo/novo. A partir dos resultados obtidos, evidenciou-se que a maioria dos materiais não apresenta os aspectos históricos do desenvolvimento dos conceitos de genótipo e fenótipo, sendo que somente um dos livros analisados aborda a historicidade do processo de construção destes conceitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
