A abordagem temática na educação em ciências: a caracterização de um estilo de pensamento
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p131Resumo
NNo presente artigo – o qual é um recorte de uma pesquisa de mestrado – são apresentados e discutidos resultados sobre como pesquisadores da área de ensino de ciências entendem e trabalham com a perspectiva curricular da Abordagem Temática. Baseando-se em conceitos da epistemologia de Ludwik Fleck, investigam-se quem são os pesquisadores que fazem parte do círculo esotérico de sujeitos e que, portanto, constroem conhecimento sobre o referido assunto. Nesse sentido, também, após a identificação de tal círculo, apresentam-se características acerca de sua constituição e, principalmente, sobre o Estilo de Pensamento desses sujeitos. Percebe-se, a partir da análise das entrevistas realizadas com esses pesquisadores e também de elementos derivados de um processo de revisão bibliográfica, que o Estilo de Pensamento do coletivo está fortemente vinculado a pressupostos freireanos. Ainda, identificou-se proximidade entre o Estilo de Pensamento e a natureza dos Momentos Pedagógicos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
