Tributo a Maurice Bazin: um farol da prática para a liberdade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p279Resumo
Trata-se de um texto escrito após o falecimento de Maurice Bazin, no contexto de uma articulação de homenagens a este cientista-educador. Procuramos caracterizar sua trajetória na perspectiva da prática cultural para liberdade dos oprimidos, explicitando suas produções no escopo do movimento Science for the People e referências educacionais libertadoras utilizadas. Nosso foco analítico destaca a influência de suas práticas científicas, culturais e socioeducacionais na formação e atuação profissional dos autores, professores universitários de ciências. Destacamos o Espaço Ciência Viva como sua principal ação educativa no Brasil. Ao final, como exercício de síntese cultural, destacamos potencialidades formativas para a área do ensino científico-tecnológico na perspectiva da educação como prática da liberdade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY