Argumentando sobre quantidade de movimento e as leis de Newton em aulas investigativas de física geral I do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2020v13n2p273Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a argumentação envolvendo a linguagem matemática em uma turma de Física Geral I do ensino superior. A pesquisa foi elaborada a partir de uma sequência de ensino investigativa (SEI) sobre quantidade de movimento, sua conservação e as três leis de Newton. Para análise, utilizamos a ferramenta criada por Bellucco (2014), que destaca aspectos do ciclo argumentativo, da argumentação campo-dependente, além do uso das linguagens. Também foram analisadas a qualidade do argumento, que se aprofunda nas questões dos conteúdos e das formas como são coordenadas as alegações e evidências. Buscamos, a partir dos referenciais apresentados, resolver nossas questões de pesquisa: Qual o papel da matemática na construção de argumentos de estudantes do ensino superior? Como a linguagem matemática torna-se necessária para a construção dos significados científicos? Pudemos observar que a linguagem matemática, em muitos momentos, foi necessária para elaboração de argumentos de boa qualidade, além de auxiliar no processo de entendimento dos fenômenos e na construção de significados científicos.
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