As pesquisas acadêmicas sobre modelagem matemática na educação matemática (de 1979 a 2015): compreensões das áreas de educação e ensino da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e68038Resumo
Este artigo objetiva evidenciar e discutir um estado da arte das Áreas de avaliação (Educação e Ensino) dos programas e cursos de pós-graduação stricto sensu, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que se apresentam pesquisas acadêmicas sobre Modelagem Matemática (de 1979 a 2015). O estudo foi sustentado pelas pesquisas qualitativa, descritiva e bibliográfica e pela teoria fundamentada nos dados, a partir de procedimentos de coleta, registro e fonte de dados, recorrendo a dissertações e teses, além de pesquisas na Plataforma Sucupira e em programas e bibliotecas. Partiu-se da consideração de que a Área de Educação é a precursora no campo da Educação Matemática, na qual há esforços, desde 1979, para transformar os quadros referentes ao ensino de Matemática e à Área de Ensino, que é nova no meio científico e caracteriza-se por vários investimentos realizados desde 2004 em investigações envolvendo essa temática. Em vista de tal quadro, são expostas aqui duzentas e sessenta e uma dissertações e teses, que contribuem para a maturidade desse assunto no campo científico e para a aprendizagem matemática.
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