Experimentação no ensino de química: focos temáticos das dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2004 a 2013
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e69952Resumo
Neste trabalho foram analisadas as principais temáticas e a distribuição de acordo com as regiões geográficas e instituições de origem das dissertações e teses produzidas sobre experimentação no ensino de química no Brasil, em Programas de Pós-Graduação vinculados às áreas de Ensino, Educação e Química da CAPES, defendidas no período de 2004 a 2013. Foram identificadas 122 dissertações e 21 teses, nas quais os temas mais investigados foram a experimentação como estratégia didática (58,3%), com ou sem ênfase na construção de conhecimento químico; e a experimentação em materiais didáticos (20,2%), incluindo a análise de livros didáticos e a elaboração e aplicação de materiais didáticos. Um número menor de trabalhos abordou a experimentação na formação continuada (13,1%) e inicial (7,1%) de professores, e a experimentação em currículos e programas (4,8%).
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