Educação estatística e transdisciplinaridade: aproximações nas práticas docentes nos anos finais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e70693Resumo
Aproximações entre a Educação Estatística e os estudos transdisciplinares, existentes nas práticas docentes, nos anos finais do ensino fundamental constituíram os objetos de pesquisa, buscando-se descrevê-los e analisá-los. Assim, a questão de estudo foi: como os elementos indicadores transdisciplinares e as concepções da Educação Estatística se articulam nas práticas docentes nos anos finais do ensino fundamental? Percebeu-se que assuntos ligados a elementos transdisciplinares nas práticas docentes tendem a ser secundarizados, assim como há omissão dos indicadores provenientes da transdisciplinaridade produzidos nessas condições. A análise dos dados foi baseada nos pressupostos e procedimentos da Análise Textual Discursiva, e caracteriza uma abordagem qualitativa, analítica e compreensiva. A partir, das respostas da entrevista episódica de duas docentes, nota-se que existem vínculos entre as atitudes de transdisciplinaridade e as práticas docentes que perpassam a dimensão profissional e alcançam atitudes transdisciplinares que pode ocorrer por meio dos indicadores nomeados como respeito pelo outro e cooperação.
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