O que dizem as ementas das disciplinas relacionadas à matemática em cursos de pedagogia de instituições públicas do estado de São Paulo?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e71785Resumo
Destacamos resultados de uma pesquisa, em desenvolvimento, ligada a ações de um plano de trabalho de iniciação científica, com financiamento da FAPESP, cujo objetivo é compreender como a Matemática é abordada na formação inicial de professores em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo (SP) de Instituições Públicas Federais e Estaduais. Para tanto, neste artigo, trouxemos ao diálogo dados parciais do processo investigativo, cujos resultados, amparados em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico, revelam que as práticas formativas estão atreladas ao campo do conhecimento pedagógico, ou seja, ao "como" se ensinar, especificamente discutindo mais aspectos da metodologia de ensino do que do conhecimento específico dos conteúdos matemáticos. Face aos resultados, a análise das ementas aqui destacadas levanta a necessidade de uma maior articulação entre a recomendações da Educação Matemática, o conhecimento curricular do conteúdo presente nas escolas, bem como da cultura do trabalho docente.
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