O que dizem as ementas das disciplinas relacionadas à matemática em cursos de pedagogia de instituições públicas do estado de São Paulo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e71785

Resumo

Destacamos resultados de uma pesquisa, em desenvolvimento, ligada a ações de um plano de trabalho de iniciação científica, com financiamento da FAPESP, cujo objetivo é compreender como a Matemática é abordada na formação inicial de professores em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo (SP) de Instituições Públicas Federais e Estaduais. Para tanto, neste artigo, trouxemos ao diálogo dados parciais do processo investigativo, cujos resultados, amparados em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-analítico, revelam que as práticas formativas estão atreladas ao campo do conhecimento pedagógico, ou seja, ao "como" se ensinar, especificamente discutindo mais aspectos da metodologia de ensino do que do conhecimento específico dos conteúdos matemáticos. Face aos resultados, a análise das ementas aqui destacadas levanta a necessidade de uma maior articulação entre a recomendações da Educação Matemática, o conhecimento curricular do conteúdo presente nas escolas, bem como da cultura do trabalho docente.

Biografia do Autor

Cicero Augusto dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).

Acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar; Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP; Integrante do “MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente” (UFSCar/CNPq).

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP).

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas – DTPP – do Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH – da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – INMA/UFMS, Campo Grande, atuando na linha de pesquisa “Formação de Professores e Currículo”. Líder do “MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente” (UFSCar/CNPq). Pós-doutor em Psicologia da Educação Matemática pela Faculdade de Ciências da UNESP, Bauru-SP. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP, Presidente Prudente-SP. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Câmpus Três Lagoas.

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2021-05-21

Edição

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Artigos