Fortalecimento de crenças de autoeficácia de estudantes com atividades didáticas de tratamento de erros na disciplina de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e72883Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma estratégia de tratamento de erros para o fortalecimento das crenças de autoeficácia de estudantes. Ela foi implementada no horário reservado para encontros de recuperação de estudos das turmas primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados gravação de áudio e vídeo dos encontros, além de entrevistas realizadas ao final das implementações. A análise dos encontros apontou que a estratégia promoveu diversas oportunidades de experiências de domínio, de experiências vicárias, de persuasão social e estados fisiológicos e emocionais, que influenciaram as crenças de autoeficácia dos estudantes na resolução de problemas de Física. Por intermédio das entrevistas, nas quais os estudantes foram confrontados com suas produções e refletiram sobre as ações individuais e do grupo ao qual pertenciam, exploramos evidências que as oportunidades são avaliadas e impactam na autoeficácia.
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