Dos conhecimentos à regulação metacognitiva
diálogos entre casos investigativos e formação continuada de professores de química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e78704Resumo
Apoiando-se no modelo de monitoramento e controle da cognição que envolve o termo metacognição, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem metacognitiva para formação de professores/as de química, apresentando e discutindo como professores/as modificam, ampliam e enriquecem seus conhecimentos metacognitivos sobre os casos investigativos a partir de um processo de regulação metacognitiva. Usando da metodologia de pesquisa-ação, foi proposto um curso de formação voluntária em que participaram seis professores/as. Os dados foram obtidos a partir da gravação de dois encontros, que foi transcrita na íntegra para a análise. Os resultados apontam que os conhecimentos metacognitivos são em sua maioria do tipo declarativo em comparação aos componentes procedimental e condicional, que foram ampliados e modificados no decorrer da regulação metacognitiva. Essa abordagem possibilitou identificar o ciclo cognitivo e afetivo dos/as professores/as, o que contribui para a tomada de consciência sobre os próprios conhecimentos, primeiramente, e avança em direção à regulação metacognitiva.
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