Dos conhecimentos à regulação metacognitiva

diálogos entre casos investigativos e formação continuada de professores de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e78704

Resumo

Apoiando-se no modelo de monitoramento e controle da cognição que envolve o termo metacognição, este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem metacognitiva para formação de professores/as de química, apresentando e discutindo como professores/as modificam, ampliam e enriquecem seus conhecimentos metacognitivos sobre os casos investigativos a partir de um processo de regulação metacognitiva. Usando da metodologia de pesquisa-ação, foi proposto um curso de formação voluntária em que participaram seis professores/as. Os dados foram obtidos a partir da gravação de dois encontros, que foi transcrita na íntegra para a análise. Os resultados apontam que os conhecimentos metacognitivos são em sua maioria do tipo declarativo em comparação aos componentes procedimental e condicional, que foram ampliados e modificados no decorrer da regulação metacognitiva. Essa abordagem possibilitou identificar o ciclo cognitivo e afetivo dos/as professores/as, o que contribui para a tomada de consciência sobre os próprios conhecimentos, primeiramente, e avança em direção à regulação metacognitiva.

Biografia do Autor

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latina-Americana

É bacharel, licenciado, mestre em Química pelo Instituto de Química de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista, doutor em Química pela Universidade Federal de Goiás, com tese na área de ensino de Química e pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe. Foi professor na Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi de 2011 a 2017 e atualmente é professor Adjunto III da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu, do Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza (ILCVN) e professor do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Gurupi. Sua principal área de atuação é centrada no Ensino de Química (Ciências), desenvolvendo atividades voltadas para a formação de professores/as; metodologias e estratégias para o ensino e aprendizagem, sobretudo com o uso de casos investigativos e apropriação cognitiva por meio de relações com o saber; e divulgação científica por meio de redes sociais e livros infantis.

Erivanildo Lopes da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Licenciatura Plena em Química pelo Centro Universitário Fieo, com mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2007), doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Doutorado em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro-PT (2018). Professor do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe no Curso de Licenciatura em Química. Professor e Investigador do Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA). Atualmente é Coordenador do PPGECIMA, tendo sido Coordenador Adjunto do mesmo Programa no período de julho de 2019 a julho de 2021. Atua como coordenador do Grupo de Pesquisa cadastrado CNPq LaPECi (Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências) que tem as seguintes linhas do Ensino de Ciências: (a) abordagem CTS na perspectiva Freiriana; (b) abordagem contextual, contribuições da História da Ciência para ensinar Ciência; (c) Pensamento Crítico e suas potencialidades para a Educação Científica. As investigações nessas três linhas vêm apresentando entrelaçamentos na validação de Sequências de Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores e questões relacionadas aos processos ensino e aprendizagem.

Edson José Wartha, Universidade Federal de Sergipe

Licenciado em Química na Universidade Federal de Santa Catarina, mestre e doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus, BA. Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Departamento de Química e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMA/UFS), vindo a estar na coordenação do PPGECIMA de 2017 até os dias atuais. Em 2018 deu início ao trabalho de organização de um doutorado em rede (RENOEN) na região nordeste junto a outros docentes de diferentes IES da região. No dia 04 de julho de 2020 a RENOEN foi aprovada no APCN-CAPES contando com a participação da UFS, UFAL, UESB, UFC, UEPB, UFRPE e IFCE na associação em rede. Como pesquisador, procura desenvolver pesquisas que tenham como foco a sala de aula em suas múltiplas dimensões: professor, estudante, material e recurso de ensino, condições e estruturas, destacando: Argumentação em aulas de ciências; - Linguagem e cognição no ensino de ciências; - Construção e validação de testes de desempenho escolas; - Formação de professores e pensamento crítico. Atualmente é presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Química, coordenador do projeto de Residência Pedagógica (Química), coordenador do PPGECIMA, coordenador geral da RENOEN.

 

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Publicado

2022-05-16

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Artigos