Atividades de modelagem matemática na educação básica
possibilidades na presença de um currículo prescrito
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e79934Resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar e discutir possibilidades em elaborar e desenvolver atividades de Modelagem na Educação Básica, quando um currículo prescrito se faz presente. Para tanto, considera-se o que a literatura da área apresenta acerca de alternativas para o desenvolvimento de atividades de Modelagem e, a partir dos dados da investigação do primeiro autor, propõe-se novas possibilidades de elaborar e desenvolver atividades de Modelagem. Em razão do objetivo, a pesquisa é pautada no paradigma qualitativo. Diante disso, pelos resultados é possível vislumbrar o que a comunidade científica da área tem apresentado em suas pesquisas sobre atividades de Modelagem e permite inferir que desenvolver atividades de Modelagem “mais direcionadas” é uma possibilidade de cumprir o currículo de Matemática, de modo a preservar ainda o trabalho com elementos como a criticidade, o diálogo, a investigação e a problematização nas aulas de Matemática.
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