Atividades de modelagem matemática na educação básica

possibilidades na presença de um currículo prescrito

Autores

  • Alex Henrique Alves Honorato Universidade Estadual de Campinas
  • Régis Forner E. E. Antonio Alves Cavalheiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e79934

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar e discutir possibilidades em elaborar e desenvolver atividades de Modelagem na Educação Básica, quando um currículo prescrito se faz presente. Para tanto, considera-se o que a literatura da área apresenta acerca de alternativas para o desenvolvimento de atividades de Modelagem e, a partir dos dados da investigação do primeiro autor, propõe-se novas possibilidades de elaborar e desenvolver atividades de Modelagem. Em razão do objetivo, a pesquisa é pautada no paradigma qualitativo. Diante disso, pelos resultados é possível vislumbrar o que a comunidade científica da área tem apresentado em suas pesquisas sobre atividades de Modelagem e permite inferir que desenvolver atividades de Modelagem “mais direcionadas” é uma possibilidade de cumprir o currículo de Matemática, de modo a preservar ainda o trabalho com elementos como a criticidade, o diálogo, a investigação e a problematização nas aulas de Matemática.

Biografia do Autor

Alex Henrique Alves Honorato, Universidade Estadual de Campinas

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-São José do Rio Preto, onde realizou pesquisa científica em Sistemas Dinâmicos Contínuos e em Educação Matemática, sendo bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e CAPES, respectivamente. Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP-Rio Claro, sendo bolsista CNPq. Foi membro (2015-2016) do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Possui experiência com: Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Integral e Integrada, EJA), Educação Superior e Educação a Distância. Atualmente, é Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da UNICAMP e membro dos grupos Prática Pedagógica em Educação Matemática (PraPEM-UNICAMP), Grupo de Sábado (GdS- UNICAMP) e Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC-IFSP).

Régis Forner, E. E. Antonio Alves Cavalheiro

Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática na UNESP Rio Claro. É Supervisor de Ensino da PREFEITURA MUNICIPAL DE ENGENHEIRO COELHO e Professor Coordenador da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professor efetivo de Matemática da rede estadual de ensino de São Paulo desde 2004. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. É membro do Grupo de Pesquisa DIEEM (Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática) desde 2019.

 

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos