Aspectos potenciais do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática: um olhar a partir de dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e81885

Palavras-chave:

Educação matemática, Tecnologia, Gênese instrumental, Aprendizagem matemática

Resumo

Este artigo investiga as potencialidades do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem matemática. Para tanto, é realizada uma revisão bibliográfica, de cunho interpretativo e à luz da Gênese Instrumental, alicerçada em 120 dissertações de mestrado acadêmico, disponíveis no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (2009 a 2019). Os resultados explicitam conteúdos matemáticos, empregos e ações de professores e alunos em práticas envolvendo o GeoGebra. Com a articulação teórica, elucidam-se artefatos diversos que podem ser constituídos a partir do software, além de modos como usuários modificam e se apropriam desses artefatos, mobilizando esquemas de uso e utilização. Desse modo, fica evidente a pertinência de orientações teóricas que permitam analisar com consistência esses processos, identificando a Gênese Instrumental, orientada pelos processos de instrumentação e instrumentalização, como aporte teórico promissor para subsidiar investigações envolvendo ensino e aprendizagem de Matemática e o software GeoGebra, considerando seus múltiplos agentes e aspectos.

 

Biografia do Autor

João Carlos Alves Pereira Junior, Secretzria da Educação e do Esporte do Paraná

Licenciado em Ciências (1996) e Matemática (1997) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória-PR – FAFI-UVA, atualmente campus da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Possui Especialização em Ensino da Matemática (2001), pela mesma universidade, e Especialização em Educação do Campo (2014) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. É Mestre em Educação Matemática (2021) pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM (UNESPAR).  Professor da rede pública de ensino no estado do Paraná desde 1998. Membro do GEPTEMatE, Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (UNESPAR).

Everton José Goldoni Estevam, Univesidade Estadual do Paraná, Campus Campo Mourão

Licenciado em Matemática (2006) e Mestre em Educação (2010) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/PP e Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2015) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professor Adjunto do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM, em que desenvolve pesquisas na área de formação de professores que ensinam Matemática, práticas pedagógicas e formativas e Educação Estatística. É membro do GT12 da SBEM: Educação Estatística, vice-líder do GEPTEMatE - Grupo de Estudos sobre Prática e Tecnologia na Educação Matemática e Estatística (UNESPAR) e membro do Gepefopem - Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática (UEL).

Referências

ALEVATTO, N. S. G.; ONUCHIC, L. R.; JAHN, A. P.; O computador no ensino-aprendizagem-avaliação de matemática: reflexos sob a perspectiva da resolução de problemas. In: JAHN, A. P.; ALEVATTO, N. S. G. (Orgs.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, 2010, p. 187-208.

ARCAVI, A.; HADAS, N. Computer Mediated Learning: An Example of an Approach. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 5, n. 1, p. 25-45, 2000.

BARANAUSKAS, M. C. C.; ROCHA, H. V.; MARTINS, M. C.; ABREU, J. V. V. Uma taxonomia para ambientes de aprendizado baseados no computador. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 49-68.

BASNIAK, M. I; ESTEVAM, E. J. G. Conhecimento tecnológico e pedagógico de matemática revelado por professores quando relatam suas práticas. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas – Amaz RECM, v. 14, n. 31, p. 03-21, mar./out. 2018.

BASNIAK, M. I.; ESTEVAM, E. J. G. Uma Lente Teórica para analisar o potencial das Tecnologias Digitais no Ensino Exploratório de Matemática. Acta Latinoamericana de Matematica Educativa, v. 32, n. 2, p. 738-747, 2019.

BITTAR, M. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educar em Revista, n. Especial 1/2011, p. 157-171, 2011.

BITTAR, M. A incorporação de um software em uma sala de matemática: uma análise segundo a abordagem instrumental. In: JAHN, A. P.; ALEVATTO, N. S. G. (Orgs.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, 2010. p. 209-226.

BU, L.; SCHOEN, R. GeoGebra for model-centered learning in Mathematics Education. In: BU, L.; SCHOEN, R (Eds.). Model-Centered Learning: Pathways to Mathematical Understanding Using GeoGebra. Roterdam/Boston/Taipei: Sense Publishers. 2011. p. 1-6.

BUENO, A. C.; BASNIAK, M. I. A construção de cenários animados no GeoGebra na mobilização de conhecimentos matemáticos por alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Paradigma, n. extra, v. 41, p. 252-276, ago., 2020.

CYRINO, M. C. C. T.; BALDINI, L. A. F. O software GeoGebra na formação de professores de matemática – uma visão a partir de dissertações e teses. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 42-61, 2012.

DRIJVERS, P; GRAVEMEIJER, K. Computer algebra as an instrument: examples of algebraic schemes. In: GUIN, D; RUTHVEN, K; TROUCHE, L. (Eds.). The didactical challenge of symbolic calculators: Turning a computational device into a mathematical instrument. New York: Springer, 2005. p. 163-196.

ESTEVAM, E. J. G.; BASNIAK, M. I.; PAULEK, C. M.; SCALDELAI, D.; FELIPE, N. Ensino Exploratório de Matemática e Tecnologias Digitais: a elaboração da lei dos senos mediada pelo software GeoGebra. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 3, p. 342-358, mai./jun. 2018.

GAFANHOTO, A. P; CANAVARRO, A. P. A. adaptação das tarefas matemáticas: Como promover o uso de múltiplas representações. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IEUL. 2014. p. 113-134.

GONZÁLES, J. L. P. GeoGebra en diferentes escenarios de actuacion. Revista Electronica Conocimiento Librey Licenciamiento – CLIC, Merida, v. 7, n. 14, p. 9-23, abr./nov. 2016.

KIERAN, C.; DRIJVERS, P. The coemergence of machine techniques, paper and pencil techniques and theoretical reflection. A study of CAS use in secondary school algebra. International Journal of Computers for Mathematical Learning, v. 11, n. 2, p. 205–263, 2006.

MATOS, F. R. P.; MORAES, T. G.; GUIMARÃES. L.C.; Tecnologias de informação na comunicação de objetos matemáticos. In: JAHN, A. P.; ALEVATTO, N. S. G. (Orgs.). Tecnologias e Educação Matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, 2010. p. 227-242.

NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS-USA - NCTM. Principles and standarts for school mathematics. Reston, VA, 2000.

PIERCE, R.; STACEY K.; Using dynamic geometry to bring the real world into the classroom. In: Bu. L.; Schoen. R. (Eds.). Model-Centered Learning: Pathways to Mathematical Understanding Using GeoGebra. Roterdam/Boston/Taipei: Sense Publishers. 2011. p. 41-55.

PINTO, Á. V. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

PONTE, J. P. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. (Org.). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Lisboa: IEUL, 2014. p. 13-30.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995.

SERRAZINA, M. L. M. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, p. 266-283, mai. 2012.

TROUCHE, L. An instrumental approach to mathematics learning in symbolic calculators environments. In: GUIN, D; RUTHVEN, K; TROUCHE, L. (Eds.). The didactical challenge of symbolic calculators: Turning a computational device into a mathematical instrument. New York: Springer, 2005. p. 137-162.

UNESCO. Os desafios do ensino da matemática na Educação Básica. Brasília. São Carlos: EdUFSCar, 2016.

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. Em Aberto, Brasília, v. 12, n. 57, p. 1-16, jan./mar. 1993.

VALENTE, J. A. Informática na Educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: UNICAMP /NIED, 1999a. p. 1-13.

VALENTE, J. A. Análise dos diferentes tipos de software usados na educação. In: VALENTE, J. A. (Org). O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: UNICAMP /NIED, 1999b. p. 89-99.

VÉRILLON, P.; RABARDEL, P. Cognition and artifacts: a contribution to the study of thought in relation to instrumented activity. European Journal of Psychology in Education, v. 10, n. 1, p. 77–101, 1995.

VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Review studies: conceptual and methodological implications. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, 2014.

WASSIE, Y. A.; ZERGAW, G. A. Some of the Potential Affordances, Challenges and Limitations of Using GeoGebra in Mathematics Education. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, v. 15, n. 8, p. 1-11, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos