Uma análise de imagens contidas no tratado L’Uso della Squadra Mobile de Ottavio Fabri

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82048

Palavras-chave:

Ottavio Fabri, Imagem, Panofsky, História de instrumentos de medida, Renascimento

Resumo

Analisamos três imagens do tratado italiano L’Uso della squadra mobile de Ottavio Fabri (1544-1612) publicado em 1615. O objetivo que orientou a investigação foi o de buscar respostas para as seguintes indagações: O que está representado nessas imagens? Como é feita tal representação? Por que as imagens são assim apresentadas? As imagens selecionadas foram o esquadro móvel e as ilustrações referentes às propostas IV e IX. Para analisá-las, recorremos à metodologia de Erwin Panosfky a partir de três níveis de abordagem: descrição pré-iconográfica, descrição iconográfica e interpretação iconológica. As imagens escolhidas são representativas da realidade, apresentam minúcias de pormenores; têm um intento claro de retratar cada situação proposta e possuem significações diferentes: o esquadro móvel é a chave construtiva dos problemas; e as imagens que ilustram os problemas significam o conhecimento matemático disponível à época, assim como exprimem uma vivência renascentista.

Biografia do Autor

Andressa Cesana, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Coordenação Universitária Norte do Espírito Santo - Antiga CEUNES - UFES (1995), mestrado em Matemática pela PUC/RJ (2000) orientado pelo professor João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho e coorientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov. Doutorado em Educação (Linha de pesquisa: Educação e Linguagens: Matemática) no PPGE/UFES (2013) orientado pela professora Circe Mary Silva da Silva Dynnikov e, Pós-doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP supervisionado pelo professor Fumikazu Saito (2021). Professora do Departamento de Matemática Aplicada/DMA do CEUNES/UFES desde agosto de 2008. Coordenadora de área do PIBID - Matemática - CEUNES/UFES - Edital 2018. Presidente do Núcleo Docente Estruturante e da Comissão de Monografia do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES (desde agosto de 2020). Membro do Colegiado do Curso de Licenciatura em Matemática do CEUNES/UFES. Tem experiência em estudos sobre História da Matemática, Articulações entre História e Ensino de Matemática e Educação Matemática, interessando-se, principalmente, por instrumentos matemáticos antigos. É membro do Grupo de Pesquisa em História da Matemática e Saberes Tradicionais – GHMat.

Circe Mary Silva da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979) e doutorado em Pedagogia pela Universität Bielefeld (1991). É professora aposentada da Universidade Federal do Espírito. Atualmente é professora do mestrado em educação matemática da Universidade Federal de Pelotas, professora voluntária do mestrado em ensino da Matemática da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, pesquisando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, livro didático, formação de professores, ensino de matemática no Brasil, ensino-aprendizagem da matemática e educação escolar indígena. É membro do GHEMAT.

 

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2022-11-29

Edição

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Artigos