Identidade docente de licenciandos em química a partir das representações sociais sobre ser professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82258

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de construção da identidade docente de licenciandos participantes de um Programa de Formação de Professores, com base na Representação Social sobre Ser Professor de Química. O aporte teórico-metodológico foi a Teoria das Representações Sociais - TRS (MOSCOVICI, 1978) e autores que tratam da construção da identidade docente, como Marcelo (2009) e Almeida, Penso e Freitas (2019). Com abordagem metodológica qualitativa, os instrumentos utilizados foram: questionário diagnóstico, memorial descritivo e Associação Livre de Palavras. Na análise dos dados considerou-se a abordagem processual da TRS e a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que as Representações Sociais identificadas, estão fortemente objetivadas e ancoradas nas habilidades e competências específicas para ensinar, as quais privilegiam as relações estabelecidas entre o professor, o aluno e o saber. Indicando uma identidade docente ainda pautada em uma visão da docência advinda do senso comum e do processo de escolarização.

Biografia do Autor

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre

Professora na Universidade Federal do Acre. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Mato Grosso. Vice-líder do Grupo de Estudos em Pesquisa, Ensino e Extensão em Ciências e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Química. Atualmente, é professora no curso de Licenciatura em Química da UFAC na área de Ensino de Química e Coordenadora do Subprojeto Química no Programa de Residência Pedagógica.

Orliney Maciel Guimarães, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo. Mestre em Química pela Universidade de São Paulo. Líder do grupo de Pesquisa em Educação em Ciências da UFPR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos.

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos