A atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de ciências: contribuições de L. S. Vigotski e V. V. Davidov para a organização do ensino
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82882Palavras-chave:
Ações mentais, Aprendizagem e desenvolvimento, Atividade de estudo, Ensino de ciências, Pensamento teóricoResumo
O texto apresenta um percurso teórico de análise sobre a Atividade de Estudo, como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de Ciências, vinculando duas perspectivas teóricas: a Teoria Histórico-Cultural, em Vigotski e a Teoria do Ensino Desenvolvimental, em Davidov. Nossas argumentações baseiam-se em duas premissas teóricas propostas por Vigotski, relacionadas ao desenvolvimento humano, destacando a unidade “criação de significados/aprendizagem, conduzindo ao desenvolvimento”, com ênfase para as neoformações: a tomada de consciência e a intervenção da vontade. Respectivamente, utilizamos compreensões teóricas de Davidov que apresenta a Atividade de Estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico, através de cinco ações mentais: a formação da base teórica; a análise mental do processo; a formação da postura teórica; a exploração do conhecimento situado e concreto e o exame qualitativo dos fundamentos teóricos das ações. Nosso intento é trazer contribuições para a organização do ensino.
Referências
DANIELS, H. Vygotsky e a pedagogia. São Paulo: Edições Loyola, 2003.
DAVIDOV, V. V. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel A. M. da Madeira Freitas. [S. l.: s. n], 1986.
DAVIDOV, V. V. Análise dos princípios didáticos da escola tradicional e dos princípios do ensino em um futuro próximo. In.: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. Ensino desenvolvimental: antologia. Uberlândia: EDUFU, 2017. p. 211 - 224.
DAVIDOV, V. V. O que é a Atividade de Estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, p. 1-7, 1999.
DAVIDOV, V. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progresso, 1988.
LEONTIEV, A. N. Artigo de introdução sobre o trabalho criativo de L. S. Vigotski. In.: VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 421-425.
LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In.: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizado. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001. p. 59-83.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. da M. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In.: LONGAREZI, A. M.; PUENTES, R. V. (orgs.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. p. 315-350.
SCHROEDER, E.; JAKOBOWSKI, S. H. Ensino de história e formação humana: a Atividade de Estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico pelos estudantes. Ensino & História, n. 26, n. 2, p. 159-182, 2020. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/35920/28797. Acesso em 12/04/2022.
VYGOTSKI, L. S. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona: Austral, 2017.
VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004a.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004b.
VIGOTSKI, L. S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem de desenvolvimento intelectual na idade escolar. In.: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizado. 9. ed. São Paulo: Ícone, 2001b. p. 103-117.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
