A atividade de estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de ciências: contribuições de L. S. Vigotski e V. V. Davidov para a organização do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82882

Palavras-chave:

Ações mentais, Aprendizagem e desenvolvimento, Atividade de estudo, Ensino de ciências, Pensamento teórico

Resumo

O texto apresenta um percurso teórico de análise sobre a Atividade de Estudo, como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico em aulas de Ciências, vinculando duas perspectivas teóricas: a Teoria Histórico-Cultural, em Vigotski e a Teoria do Ensino Desenvolvimental, em Davidov. Nossas argumentações baseiam-se em duas premissas teóricas propostas por Vigotski, relacionadas ao desenvolvimento humano, destacando a unidade “criação de significados/aprendizagem, conduzindo ao desenvolvimento”, com ênfase para as neoformações: a tomada de consciência e a intervenção da vontade. Respectivamente, utilizamos compreensões teóricas de Davidov que apresenta a Atividade de Estudo como condição para o desenvolvimento do pensamento teórico, através de cinco ações mentais: a formação da base teórica; a análise mental do processo; a formação da postura teórica; a exploração do conhecimento situado e concreto e o exame qualitativo dos fundamentos teóricos das ações. Nosso intento é trazer contribuições para a organização do ensino.

Biografia do Autor

Edson Schroeder, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Professor voluntário nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática (PPGECIM) da FURB - Universidade Regional de Blumenau. Coordena o grupo de pesquisa “Ensino, aprendizagem e desenvolvimento: contribuições da Teoria Histórico-Cultural”.

Tompson Gomes Bacelar, Universidade Regional de Blumenau

Licenciado em Ciências Biológicas - UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz (1999). Professor de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental II, e EJA, na Rede Municipal de Itabuna. Professor de Biologia no Ensino Médio na Rede Estadual da Bahia. Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Ambiental e Sanitária pelas Faculdades Integradas do Vale do Ribeira -FIVR (2002). Especialização em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional, no Sistema de Ensino pela Faculdade Superior do Piemonte da Chapada - FESPC (2012). Mestre em Educação pela FURB - Universidade Regional de Blumenau.

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Publicado

2022-11-29

Edição

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Artigos