Entre-(en)laces: uma história em quadrinhos sobre arteciência na formação de docentes e cientistas em física

Autores

  • Letícia Jorge Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83532

Palavras-chave:

Teoria-observação, Teoria-experimento, Arteciência, Formação de professores e de cientistas, Módulo de ensino

Resumo

Partindo-se do pressuposto de que relações da arteciência podem auxiliar na compreensão da construção histórica e cultural do conhecimento científico, apresentam-se os resultados da implementação de um módulo de ensino – constituído por uma história em quadrinhos e por seus textos associados – com intuito de se discutir a não neutralidade na observação e o papel dos experimentos no empreendimento científico através de pinturas. O módulo foi aplicado em uma disciplina de história da ciência de um curso de física. A partir dele objetivou-se analisar, com base na teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz, em que medida o mesmo fornece subsídios para que os(as) alunos(as) possam refletir sobre a prática pedagógica e científica de modo mais crítico e diversificado. Verificou-se que o módulo de ensino apresenta potencialidade para se pensar a ciência com a arte e as pluralidades na educação científica.

Biografia do Autor

Letícia Jorge, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada (2016) em Ciências da Natureza com habilitação em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Mestre (2018) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel (1973) e Mestre (1980) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular (aposentado) do Departamento de Física da UFSC.  Coordenador do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

Referências

ANGROSINO, M. V. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ALCANTARA, M. C. de; JARDIM, W. T. A utilização da HFC no ensino de física a partir de representações artísticas. In Anais da III Conferencia Latino americana del International, History and Philosophy of Science Teaching Group IHPST – Chile (p. 164-172). Santiago, Chile. 2014.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton. 1963.

JORGE, L. Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da NDC e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces. 2018. 335 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump. A Física na Escola, v. 15, s/n, p. 31-39. 2017.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do casamento entre arte e ciência aos enlaces da palavra e imagem nas histórias em quadrinhos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 61-83. 2019.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. No discursar do educar, um histórico-(des)filosofar da arteciência: é por aí que vamos começar. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.2, p. 323-345. 2021.

BERGER, J. Modos de ver. Lisboa: Edições 70. 1999.

BULLOT, N. J.; SEELEY, W. P.; DAVIES, S. Art and science: a philosophical sketch of the historical complexity codependence. The Journal Of Aesthetics Art Criticism, v. 75, n. 4, p. 453-463. 2017. http://dx.doi.org/10.1111/jaac.12398

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage. 2006.

COLAGRANDE, E. A.; MARTORANO, S. A. de A.; ARROIO, A. Reflections about teaching nature of science mediated by images. Natural Science Education, v. 12, n. 1, p. 7-19, 2015.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261-280, 2010.

FEYERABEND, P. K. Adeus à razão. São Paulo: Editora UNESP. 2010.

FIORAVANTI, C. H.; ANDRADE, R. de O.; MARQUES, I. da C. Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências. História, Ciências, Saúde, v. 23, n. 4, p. 1191-1208, 2016.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 1ª ed. de bolso. Trad. Cristina de Assis Serra. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2018.

HACKING, I. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of naturalscience. New York: Cambridge University Press. 1983.

HANSON, N. R. Observação e interpretação. In Morgenbesser, S. (Org.). Filosofia da ciência (p. 127-138). 3.ed. São Paulo: Cultrix. 1979.

LARSSON, J.; AIREY, J.; LUNDQVIST, E. Swimming against the tide: five assumptions about physics teacher education sustained by the culture of physics departments. Journal of Science Teacher Education, s/v., s/n., p.1-18. 2021. http://dx.doi.org/10.1080/1046560X.2021.1905934

LEITE, M. R. Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da história e filosofia da ciência ao ensino dos elementos químicos. 2020. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. 2020.

LEITE, M. R. V.; GATTI, S. R. T.; CORTELA, B. S. C. Abordagem da história e filosofia da ciência por meio das histórias em quadrinhos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 3, n. 2, p. 35-52. 2019. http://dx.doi.org/10.30691/relus.v3i2.1668

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 595-616, 2014.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. Trad. Helcio de Carvalho; Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books. 1995.

MILL, J. S. On liberty. Canada: Batoche Book. 2001.

MOTTA, V. C. da; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educ. Soc., v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017.

MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

PANOFSKY, E. Meaning in the visual arts: papers in and on art history. Garden City, NY: Doubleday Anchor Books, 1955.

PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel. 1994.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos. 2012.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., s/v., n. 27, p. 81-95, 2012.

SILVA, J. A. P. da. Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. 2013. 505 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná. 2013.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M.C.D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 16, n. 4, p. 311-321, 2015.

SILVEIRA, J. R. A. da. Arteciência: criações sem limites além das fronteiras do futuro. 2018. 264 f. Tese (Doutorado em Química Biológica – Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituição de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018.

TESTONI, L. A. Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. ProPosições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos