Entre-(en)laces: uma história em quadrinhos sobre arteciência na formação de docentes e cientistas em física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83532Palavras-chave:
Teoria-observação, Teoria-experimento, Arteciência, Formação de professores e de cientistas, Módulo de ensinoResumo
Partindo-se do pressuposto de que relações da arteciência podem auxiliar na compreensão da construção histórica e cultural do conhecimento científico, apresentam-se os resultados da implementação de um módulo de ensino – constituído por uma história em quadrinhos e por seus textos associados – com intuito de se discutir a não neutralidade na observação e o papel dos experimentos no empreendimento científico através de pinturas. O módulo foi aplicado em uma disciplina de história da ciência de um curso de física. A partir dele objetivou-se analisar, com base na teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz, em que medida o mesmo fornece subsídios para que os(as) alunos(as) possam refletir sobre a prática pedagógica e científica de modo mais crítico e diversificado. Verificou-se que o módulo de ensino apresenta potencialidade para se pensar a ciência com a arte e as pluralidades na educação científica.
Referências
ANGROSINO, M. V. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ALCANTARA, M. C. de; JARDIM, W. T. A utilização da HFC no ensino de física a partir de representações artísticas. In Anais da III Conferencia Latino americana del International, History and Philosophy of Science Teaching Group IHPST – Chile (p. 164-172). Santiago, Chile. 2014.
AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton. 1963.
JORGE, L. Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da NDC e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces. 2018. 335 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump. A Física na Escola, v. 15, s/n, p. 31-39. 2017.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do casamento entre arte e ciência aos enlaces da palavra e imagem nas histórias em quadrinhos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 61-83. 2019.
JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. No discursar do educar, um histórico-(des)filosofar da arteciência: é por aí que vamos começar. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.2, p. 323-345. 2021.
BERGER, J. Modos de ver. Lisboa: Edições 70. 1999.
BULLOT, N. J.; SEELEY, W. P.; DAVIES, S. Art and science: a philosophical sketch of the historical complexity codependence. The Journal Of Aesthetics Art Criticism, v. 75, n. 4, p. 453-463. 2017. http://dx.doi.org/10.1111/jaac.12398
CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage. 2006.
COLAGRANDE, E. A.; MARTORANO, S. A. de A.; ARROIO, A. Reflections about teaching nature of science mediated by images. Natural Science Education, v. 12, n. 1, p. 7-19, 2015.
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261-280, 2010.
FEYERABEND, P. K. Adeus à razão. São Paulo: Editora UNESP. 2010.
FIORAVANTI, C. H.; ANDRADE, R. de O.; MARQUES, I. da C. Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências. História, Ciências, Saúde, v. 23, n. 4, p. 1191-1208, 2016.
GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. 1ª ed. de bolso. Trad. Cristina de Assis Serra. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2018.
HACKING, I. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of naturalscience. New York: Cambridge University Press. 1983.
HANSON, N. R. Observação e interpretação. In Morgenbesser, S. (Org.). Filosofia da ciência (p. 127-138). 3.ed. São Paulo: Cultrix. 1979.
LARSSON, J.; AIREY, J.; LUNDQVIST, E. Swimming against the tide: five assumptions about physics teacher education sustained by the culture of physics departments. Journal of Science Teacher Education, s/v., s/n., p.1-18. 2021. http://dx.doi.org/10.1080/1046560X.2021.1905934
LEITE, M. R. Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da história e filosofia da ciência ao ensino dos elementos químicos. 2020. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. 2020.
LEITE, M. R. V.; GATTI, S. R. T.; CORTELA, B. S. C. Abordagem da história e filosofia da ciência por meio das histórias em quadrinhos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 3, n. 2, p. 35-52. 2019. http://dx.doi.org/10.30691/relus.v3i2.1668
MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 595-616, 2014.
MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. Trad. Helcio de Carvalho; Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books. 1995.
MILL, J. S. On liberty. Canada: Batoche Book. 2001.
MOTTA, V. C. da; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educ. Soc., v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017.
MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
PANOFSKY, E. Meaning in the visual arts: papers in and on art history. Garden City, NY: Doubleday Anchor Books, 1955.
PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.
POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel. 1994.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos. 2012.
SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., s/v., n. 27, p. 81-95, 2012.
SILVA, J. A. P. da. Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. 2013. 505 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná. 2013.
SILVA, J. A. P.; NEVES, M.C.D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 16, n. 4, p. 311-321, 2015.
SILVEIRA, J. R. A. da. Arteciência: criações sem limites além das fronteiras do futuro. 2018. 264 f. Tese (Doutorado em Química Biológica – Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituição de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018.
TESTONI, L. A. Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.
ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. ProPosições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY