Entre-(en)laces: uma história em quadrinhos sobre arteciência na formação de docentes e cientistas em física

Autor/innen

  • Letícia Jorge Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz O. Q. Peduzzi Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83532

Schlagworte:

Teoria-observação, Teoria-experimento, Arteciência, Formação de professores e de cientistas, Módulo de ensino

Abstract

Partindo-se do pressuposto de que relações da arteciência podem auxiliar na compreensão da construção histórica e cultural do conhecimento científico, apresentam-se os resultados da implementação de um módulo de ensino – constituído por uma história em quadrinhos e por seus textos associados – com intuito de se discutir a não neutralidade na observação e o papel dos experimentos no empreendimento científico através de pinturas. O módulo foi aplicado em uma disciplina de história da ciência de um curso de física. A partir dele objetivou-se analisar, com base na teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz, em que medida o mesmo fornece subsídios para que os(as) alunos(as) possam refletir sobre a prática pedagógica e científica de modo mais crítico e diversificado. Verificou-se que o módulo de ensino apresenta potencialidade para se pensar a ciência com a arte e as pluralidades na educação científica.

Autor/innen-Biografien

Letícia Jorge, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada (2016) em Ciências da Natureza com habilitação em Física pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Mestre (2018) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente está doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC.

Luiz O. Q. Peduzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel (1973) e Mestre (1980) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor (1998) em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor titular (aposentado) do Departamento de Física da UFSC.  Coordenador do Apeiron - Grupo de História, Filosofia e Ensino de Ciências. Até 2015, e desde a sua fundação, foi um dos editores do Caderno Brasileiro de Ensino de Física.

Literaturhinweise

ANGROSINO, M. V. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ALCANTARA, M. C. de; JARDIM, W. T. A utilização da HFC no ensino de física a partir de representações artísticas. In Anais da III Conferencia Latino americana del International, History and Philosophy of Science Teaching Group IHPST – Chile (p. 164-172). Santiago, Chile. 2014.

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. New York: Grune and Stratton. 1963.

JORGE, L. Na formação de professores e cientistas, uma HQ sobre aspectos da NDC e imagens: encantar-se com os entre-(en)laces. 2018. 335 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do encantamento ao horror científico: as pinceladas de Joseph Wright em The orrery e em The air pump. A Física na Escola, v. 15, s/n, p. 31-39. 2017.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. Do casamento entre arte e ciência aos enlaces da palavra e imagem nas histórias em quadrinhos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 1, p. 61-83. 2019.

JORGE, L.; PEDUZZI, L. O. Q. No discursar do educar, um histórico-(des)filosofar da arteciência: é por aí que vamos começar. Experiências em Ensino de Ciências, v.16, n.2, p. 323-345. 2021.

BERGER, J. Modos de ver. Lisboa: Edições 70. 1999.

BULLOT, N. J.; SEELEY, W. P.; DAVIES, S. Art and science: a philosophical sketch of the historical complexity codependence. The Journal Of Aesthetics Art Criticism, v. 75, n. 4, p. 453-463. 2017. http://dx.doi.org/10.1111/jaac.12398

CHARMAZ, K. Constructing grounded theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage. 2006.

COLAGRANDE, E. A.; MARTORANO, S. A. de A.; ARROIO, A. Reflections about teaching nature of science mediated by images. Natural Science Education, v. 12, n. 1, p. 7-19, 2015.

EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes. 2001.

FERREIRA, F. R. Ciência e arte: investigações sobre identidades, diferenças e diálogos. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 1, p. 261-280, 2010.

FEYERABEND, P. K. Adeus à razão. São Paulo: Editora UNESP. 2010.

FIORAVANTI, C. H.; ANDRADE, R. de O.; MARQUES, I. da C. Os cientistas em quadrinhos: humanizando as ciências. História, Ciências, Saúde, v. 23, n. 4, p. 1191-1208, 2016.

GIL PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 1ª ed. de bolso. Trad. Cristina de Assis Serra. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 2018.

HACKING, I. Representing and intervening: introductory topics in the philosophy of naturalscience. New York: Cambridge University Press. 1983.

HANSON, N. R. Observação e interpretação. In Morgenbesser, S. (Org.). Filosofia da ciência (p. 127-138). 3.ed. São Paulo: Cultrix. 1979.

LARSSON, J.; AIREY, J.; LUNDQVIST, E. Swimming against the tide: five assumptions about physics teacher education sustained by the culture of physics departments. Journal of Science Teacher Education, s/v., s/n., p.1-18. 2021. http://dx.doi.org/10.1080/1046560X.2021.1905934

LEITE, M. R. Histórias em quadrinhos como material didático para a aproximação da história e filosofia da ciência ao ensino dos elementos químicos. 2020. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru. 2020.

LEITE, M. R. V.; GATTI, S. R. T.; CORTELA, B. S. C. Abordagem da história e filosofia da ciência por meio das histórias em quadrinhos. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 3, n. 2, p. 35-52. 2019. http://dx.doi.org/10.30691/relus.v3i2.1668

MASSONI, N. T.; MOREIRA, M. A. Uma análise cruzada de três estudos de caso com professores de física: a influência de concepções sobre a natureza da ciência nas práticas didáticas. Ciência & Educação, v. 20, n. 3, p. 595-616, 2014.

MCCLOUD, S. Desvendando os quadrinhos: história, criação, desenho, animação, roteiro. Trad. Helcio de Carvalho; Marisa do Nascimento Paro. São Paulo: Makron Books. 1995.

MILL, J. S. On liberty. Canada: Batoche Book. 2001.

MOTTA, V. C. da; FRIGOTTO, G. Por que a urgência da reforma do ensino médio? Medida Provisória Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educ. Soc., v. 38, n. 139, p. 355-372, 2017.

MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

PANOFSKY, E. Meaning in the visual arts: papers in and on art history. Garden City, NY: Doubleday Anchor Books, 1955.

PEDUZZI, L. O. Q.; RAICIK, A. C. Sobre a natureza da ciência: asserções comentadas para uma articulação com a história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 2, p. 19-55, 2020.

POSTMAN, N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel. 1994.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. A. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2 ed. Chapecó: Argos. 2012.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS – Rev. Cient., s/v., n. 27, p. 81-95, 2012.

SILVA, J. A. P. da. Arte e ciência no Renascimento: discussões e possibilidades de reaproximação a partir do codex entre Cigoli e Galileo no século XVII. 2013. 505 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Paraná. 2013.

SILVA, J. A. P.; NEVES, M.C.D. Arte e ciência: possibilidades de reaproximações na contemporaneidade. Cient., Ciênc. Human. Educ., v. 16, n. 4, p. 311-321, 2015.

SILVEIRA, J. R. A. da. Arteciência: criações sem limites além das fronteiras do futuro. 2018. 264 f. Tese (Doutorado em Química Biológica – Educação, Gestão e Difusão em Biociências) - Instituição de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2018.

TESTONI, L. A. Caminhos criativos e elaboração de conhecimentos pedagógicos de conteúdo na formação inicial do professor de física. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2013.

ZANETIC, J. Física e arte: uma ponte entre duas culturas. ProPosições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006.

Zusätzliche Dateien

Veröffentlicht

2022-11-29

Ausgabe

Rubrik

Artigos