Potencialidades didáticas da manipulação da escala dos números (1623) para a formação do licenciando em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83741

Palavras-chave:

Interface entre história e ensino, Teoria da objetivação, Média proporcional

Resumo

Com a intenção de articular a história e o ensino de matemática por meio de uma interface entre esses dois campos, escolheu-se o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, especificamente, selecionando como recurso a escala dos números inscrita no Cross-staff, apresentado nesse documento. Considerando a construção de interface e a Teoria da Objetivação (TO) para a elaboração de uma atividade envolvendo a escala dos números, buscou-se discutir os aspectos matemáticos que podem ser potencialmente didáticos, que emergem a partir dos problemas de uma tarefa que trata a respeito da manipulação da escala dos números para obter-se uma média proporcional, caracterizando a pesquisa como documental. Foi feito um estudo pautado nas questões matemáticas envoltas no uso da escala para encontrar uma média proporcional dados dois números e, através da tarefa, destacaram-se algumas potencialidades didáticas direcionadas para a formação de professores. Concluiu-se que a tarefa proporciona o ensino de logaritmo, de progressão geométrica e de construções geométricas, podendo viabilizar uma autonomia do futuro professor em abordar esses assuntos de maneiras diferentes em sala de aula.

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (2022), possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática - GPEHM. Atua como professora na Universidade Estadual do Ceará na área de Educação Matemática. Tem interesse na área de Matemática, com ênfase em ensino de Matemática, História da Matemática e formação inicial e continuada de professores de Matemática.

 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. 

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2022-11-29

Edição

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Artigos