Potencialidades didáticas da manipulação da escala dos números (1623) para a formação do licenciando em matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83741Palavras-chave:
Interface entre história e ensino, Teoria da objetivação, Média proporcionalResumo
Com a intenção de articular a história e o ensino de matemática por meio de uma interface entre esses dois campos, escolheu-se o tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise, especificamente, selecionando como recurso a escala dos números inscrita no Cross-staff, apresentado nesse documento. Considerando a construção de interface e a Teoria da Objetivação (TO) para a elaboração de uma atividade envolvendo a escala dos números, buscou-se discutir os aspectos matemáticos que podem ser potencialmente didáticos, que emergem a partir dos problemas de uma tarefa que trata a respeito da manipulação da escala dos números para obter-se uma média proporcional, caracterizando a pesquisa como documental. Foi feito um estudo pautado nas questões matemáticas envoltas no uso da escala para encontrar uma média proporcional dados dois números e, através da tarefa, destacaram-se algumas potencialidades didáticas direcionadas para a formação de professores. Concluiu-se que a tarefa proporciona o ensino de logaritmo, de progressão geométrica e de construções geométricas, podendo viabilizar uma autonomia do futuro professor em abordar esses assuntos de maneiras diferentes em sala de aula.
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