Coro D’osun de Davi Ângelo: elementos para pensar o ensino de ciências como devir contra-hegemônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e85308

Palavras-chave:

Arte, Ciência, Ensino de biologia, Sereia

Resumo

Nos últimos anos a conexão entre arte e ciência vem ganhando destaque quanto a sua contribuição para o ensino e divulgação das ciências da natureza. Neste ínterim, o presente texto cria um diálogo entre o pensamento científico e a obra “Coro d'Osun: quimera dos rios intermitentes” de Davi Ângelo, levando a uma discussão Foucaultiana acerca das possibilidades que essa relação pode gerar para o campo do ensino das ciências, com foco para as biológicas. Através de uma análise hermenêutica, Coro d’Osun é descrita e analisada, seguindo-se por uma exposição nos moldes de um ensaio, com sugestões para a abordagem do material na educação básica, no qual se pintam cores de educação contra-hegemônica que prioriza outros saberes, como aqueles presentes no ser encantado. A sereia, criatura mítica materializada na obra, traz o fantástico juntamente com aspectos antropomórficos, deslizando-se entre arte-ciência e potencializando uma transição para uma policromia do saber biológico.

Biografia do Autor

Raphael Alves Feitosa , Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutor em Educação, coordenador do Laboratório de Pesquisa de Ensino de Biologia (Lebio) da UFC.

 

Vitória Fernandes Chaves, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (LEBIO). Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

 

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Publicado

2022-11-29

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Artigos