Educação CTS

reflexões acerca das percepções de docentes do ensino médio

Autores

  • Fernando Rossetto Gallego Campos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Francieli Zeferino Severo Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86056

Palavras-chave:

Ensino, Ciência, tecnologia e sociedade (CTS), Movimento CTS, Formação docente, Educação para cidadania

Resumo

Este artigo reflete sobre a percepção de docentes atuantes no Ensino Médio quanto aos pontos que tangem uma educação baseada em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e como eles são aplicados em sala de aula. Inicialmente são realizadas considerações sobre o movimento de educação CTS e um breve levantamento do método educacional e formação docente no Brasil. Buscando colher as percepções, foi aplicado um questionário a 29 professores do Ensino Médio de escolas de Chapecó/SC e região. A análise das questões demonstrou que o modelo tradicional de ensino pode ser ineficaz para a formação integral do indivíduo. Os resultados também evidenciaram grande adesão dos professores na utilização de metodologias integrativas em sala de aula; em contrapartida demonstraram fragilidades na qualificação docente. O estudo destaca que a abordagem CTS pode contribuir na prática pedagógica, mas exige mudanças, especialmente sob o aspecto da formação docente e das condições de trabalho desses profissionais.

Biografia do Autor

Fernando Rossetto Gallego Campos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFPR) e Licenciado e Bacharel em Geografia (UTP). Professor no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Chapecó e do Programa de Pós-Graduação em Geografia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 

Francieli Zeferino Severo, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Chapecó

Especialização em Teorias e Metodologias do Ensino Básico e Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2021). Tecnóloga em Radiologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Bolsista CAPES no Programa de Graduação Sanduíche Ciências Sem Fronteiras (CSF) - Áustria (2014-2015). Possui interesse em pesquisas sobre Educação com enfoque CTSA, Educação em Ciências, Formação Docente.  

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos