Ensino de frações e a aprendizagem significativa por meio de UEPS

uma análise a partir de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86172

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Teoria de aprendizagem, Educação matemática

Resumo

A presente pesquisa objetiva verificar como se mostra a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa e o uso de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações, em pesquisas stricto sensu realizadas em âmbito nacional. Tem como questões norteadoras as seguintes indagações: Quais abordagens metodológicas e/ou recursos didáticos são adotados pelos autores que enfocam a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de frações? Como se dá o uso de UEPS nesses trabalhos? A fim de atender ao objetivo e responder às problemáticas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, interpretativa, e de ordem bibliográfica, a partir do banco de dados da Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontam para a carência de trabalhos envolvendo a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de frações. Já se tratando do uso de UEPS nesse contexto, não são encontrados trabalhos, o que evidencia um novo campo amplo de pesquisa com essa temática.

Biografia do Autor

Viviane Barbosa de Souza Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda e Mestra em Ensino de Ciência e Tecnologia, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020), graduada em Matemática Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2011), Música Licenciatura pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Pedagogia pela Uninter (2019). Especialista em Educação Inclusiva, Especial e Política de Inclusão (2013), Ensino da Matemática (2014) e Educação do Campo (2014). Professora de Matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) desde 2011 e atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Aprendizagem Significativa, Resolução de Problemas e Formação Inicial de Professores Pedagogos.

Samuel Francisco Huf, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal da Paraná. Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática PPGEN / UNICENTRO (2016). Graduado em Licenciatura Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Faz parte do corpo editorial da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia da UTFPR. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Modelagem Matemática e Aprendizagem Significativa.

Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente é professora titular do Departamento de Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atuando nas seguintes áreas: 1) Álgebra Linear, Geometria Analítica, no curso de Engenharia de Produção 2) Fundamentos de Matemática no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas; 3) Ensino de Matemática e Educação Científica e Tecnológica, junto ao Programa de Doutorado e Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia do qual foi coordenadora de 2007-2009. Faz parte do corpo editorial da RBECT (Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia) da UTFPR, bem como da comissão organizadora do evento SINECT. Tem contribuído com pareceres de artigo para as revistas Vidya, Ciência & Cognição, Alexandria, Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e Investigações em Ensino de Ciências, bem como para eventos como ENPEC e ENEM.

Awdry Feisser Miquelin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Fui professor QPM do Estado do Paraná de 2003 - 2009. Atualmente sou Professor Associado III no Departamento Acadêmico de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Câmpus Ponta Grossa) Mestrado e Doutorado, Fui Coordenador Institucional do projeto PIBID da UTFPR e sou Coordenador do Doutorado do PPGECT. Trabalho em projetos voltados a abordagem sistêmica, relações entre ensino, ciência e tecnologia e sociedade, ciência e arte e análise de sistemas educacionais tecnológicos comunicativos, com ênfase no ensino de ciências e mediação de tecnologia na prática pedagógica para o Ensino Superior e a Escola Básica envolvendo didática, ensino-aprendizagem e educação dialógica-problematizadora. Coordeno o Grupo de Pesquisas Em Arte, Ciência e Tecnologia: GPACT.

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Publicado

2023-05-22

Edição

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Artigos