Ensino de frações e a aprendizagem significativa por meio de UEPS
uma análise a partir de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86172Schlagworte:
Metodologia de ensino, Teoria de aprendizagem, Educação matemáticaAbstract
A presente pesquisa objetiva verificar como se mostra a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa e o uso de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no ensino de frações, em pesquisas stricto sensu realizadas em âmbito nacional. Tem como questões norteadoras as seguintes indagações: Quais abordagens metodológicas e/ou recursos didáticos são adotados pelos autores que enfocam a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de frações? Como se dá o uso de UEPS nesses trabalhos? A fim de atender ao objetivo e responder às problemáticas, realizou-se uma pesquisa qualitativa, interpretativa, e de ordem bibliográfica, a partir do banco de dados da Biblioteca Nacional Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontam para a carência de trabalhos envolvendo a Teoria da Aprendizagem Significativa e o ensino de frações. Já se tratando do uso de UEPS nesse contexto, não são encontrados trabalhos, o que evidencia um novo campo amplo de pesquisa com essa temática.
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