O mestrado profissional em ensino de biologia e sua relevância à formação continuada de professores em Pernambuco

Autores

  • Kênio Erithon Cavalcante Lima Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco
  • Jurandir José Bezerra Júnior Escola de Referência em Ensino Médio Dom Miguel de Lima Valverde (SEDUC-PE) http://orcid.org/0000-0002-9103-688X

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86829

Palavras-chave:

Atualização profissional, Relato de experiência, Ensino por investigação

Resumo

A importância das diversas formas de apropriação de conhecimento e de procedimentos didático-metodológicos construídos com a formação continuada de professores se materializa no exercício pleno da docência e na relação diária do ensino-aprendizagem por eles estabelecida. Nesse sentido, verificamos, através de questões discursivas encaminhadas via redes sociais e analisadas através da Análise de Conteúdo, em que medida (como) essa formação ofertada pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) contribui para a melhoria da atuação profissional docente de mestrandos do programa ao aplicarem saberes e procedimentos didáticos então fundamentados e exercitados. Em seus relatos, os docentes destacam mudanças pela maior apropriação de recursos e de estratégias, com enfoque nos procedimentos investigativos, acrescidos de saberes do campo científico, com relatos de experiência que estão sendo socializados como prática de disseminação do conhecimento construído. Dessa maneira, atestam a ocorrência de mudanças que ressignificaram suas práticas docentes.

Biografia do Autor

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Centro Acadêmico de Vitória - Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Pernambuco, lotado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas no Centro Acadêmico da Vitória (CAV/ UFPE), e pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia (CAV/ UFPE). É professor permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/ UFPE) e no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ Associada UFPE). Pesquisa na área de Educação em Ciências e no Ensino de Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Biologia, ensino de Ciências, divulgação científica, experimentação, ensino por investigação e formação de professores.

Jurandir José Bezerra Júnior, Escola de Referência em Ensino Médio Dom Miguel de Lima Valverde (SEDUC-PE)

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Belo Jardim (FABEJA) e Mestre em Ensino de Biologia pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ Associada UFPE). É professor da Educação Básica SEDUC – PE no Município de Caruaru – PE. Pesquisa na área de Ensino, com ênfase ao ensino de Biologia, Jogos educativos e estratégias de ensino.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos