O mestrado profissional em ensino de biologia e sua relevância à formação continuada de professores em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86829Palavras-chave:
Atualização profissional, Relato de experiência, Ensino por investigaçãoResumo
A importância das diversas formas de apropriação de conhecimento e de procedimentos didático-metodológicos construídos com a formação continuada de professores se materializa no exercício pleno da docência e na relação diária do ensino-aprendizagem por eles estabelecida. Nesse sentido, verificamos, através de questões discursivas encaminhadas via redes sociais e analisadas através da Análise de Conteúdo, em que medida (como) essa formação ofertada pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) contribui para a melhoria da atuação profissional docente de mestrandos do programa ao aplicarem saberes e procedimentos didáticos então fundamentados e exercitados. Em seus relatos, os docentes destacam mudanças pela maior apropriação de recursos e de estratégias, com enfoque nos procedimentos investigativos, acrescidos de saberes do campo científico, com relatos de experiência que estão sendo socializados como prática de disseminação do conhecimento construído. Dessa maneira, atestam a ocorrência de mudanças que ressignificaram suas práticas docentes.
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