Possibilidades de exploração teórica de reflexões de licenciandos em matemática sobre suas dificuldades na resolução de questões de funções afim e quadrática

Autores

  • Francieli Cristina Agostinetto Antunes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcus Bessa de Menezes

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87102

Palavras-chave:

Obstáculos epistemológicos e didáticos, Formação de professores que ensinam matemática, Percurso de estudo e pesquisa

Resumo

Este texto traz algumas reflexões sobre as dificuldades identificadas nas resoluções de atividades de um teste envolvendo função afim e quadrática apresentadas por dezoito acadêmicos do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática. As atividades foram elaboradas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, cujas resoluções revelaram a dificuldade na conversão dos registros gráfico e da língua natural para o registro simbólico algébrico. Foram verificadas dificuldades também quanto ao uso de argumentos matemáticos para justificar as estratégias utilizadas para resolução dos fenômenos apresentados. A falta de organização formal nas resoluções foi outro aspecto revelado pelos acadêmicos por meio das atividades do teste. A partir dessas dificuldades constatou-se que a conversão do registro gráfico para simbólico algébrico constitui-se em obstáculo didático e a conversão do registro em língua natural para o simbólico algébrico em obstáculo epistemológico para a aquisição do conhecimento de funções afim e quadrática.

Biografia do Autor

Francieli Cristina Agostinetto Antunes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste.  Professora Assistente do curso de Licenciatura em Matemática da Unioeste campus Cascavel desde 2009. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8670412633799111.Contato:francieliantunes@gmail.com

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1973), mestre em Matemática pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá – UEM, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática – PPGECEM da Universidade do Oeste do Paraná – Unioeste e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática – PRPGEM da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Coordenadora adjunta do GT13/SBEM – Grupo de Trabalho Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7001703570357441.Contato:cminogueira@uem.br

Marcus Bessa de Menezes

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e UniversidadComplutense de Madrid (2015). Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA-UFPE); Membro do corpo docente permanentedo Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719250848803909. Contato: marcus.bmenezes@ufpe.br

 

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos