Possibilidades de exploração teórica de reflexões de licenciandos em matemática sobre suas dificuldades na resolução de questões de funções afim e quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87102Palavras-chave:
Obstáculos epistemológicos e didáticos, Formação de professores que ensinam matemática, Percurso de estudo e pesquisaResumo
Este texto traz algumas reflexões sobre as dificuldades identificadas nas resoluções de atividades de um teste envolvendo função afim e quadrática apresentadas por dezoito acadêmicos do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática. As atividades foram elaboradas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, cujas resoluções revelaram a dificuldade na conversão dos registros gráfico e da língua natural para o registro simbólico algébrico. Foram verificadas dificuldades também quanto ao uso de argumentos matemáticos para justificar as estratégias utilizadas para resolução dos fenômenos apresentados. A falta de organização formal nas resoluções foi outro aspecto revelado pelos acadêmicos por meio das atividades do teste. A partir dessas dificuldades constatou-se que a conversão do registro gráfico para simbólico algébrico constitui-se em obstáculo didático e a conversão do registro em língua natural para o simbólico algébrico em obstáculo epistemológico para a aquisição do conhecimento de funções afim e quadrática.
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro, Contraponto, 309 p. 1996. Disponível em: http://astro.if.ufrgs.br/fis2008/Bachelard1996.pdf. Último acesso em: 04 jul. 2019.
BARROSO, M. M.; FRANCO, V. S. O laboratório de ensino de matemática e a identificação de obstáculos no conhecimento de professores. Zetetiké: Unesp, Campinas, v. 18, n. 34, p. 205-234, jul. 2010. https://doi.org/10.20396/zet.v18i34.8646684
CHEVALLARD, Y. L’analysedes pratiques enseignantesenThéorieAnthropologieDidactique. RecherchesenDidactiquesdesMathématiques. Grenoble, p. 221-266, 1999. Disponível em: https://revue-rdm.com/1999/l-analyse-des-pratiques/. Último acesso em: 01 set. 2020.
DUVAL, R. Semiósis e Pensamento Humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Tradução de Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu da Silveira. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
DUVAL, R. Registros de Representação Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. Aprendizagem em Matemática: Registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.
PAIS, L. C. Didática da Matemática. Uma análise da influência francesa. Coleção Tendência em Educação Matemática. 2ª edição. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2002.
PIRES, R. F. Função: concepções de professores e estudantes dos ensinos médio e superior. 2014. 440 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduados em Educação Matemática, Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10984. Último acesso em: 14 mar. 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.