Possibilidades de exploração teórica de reflexões de licenciandos em matemática sobre suas dificuldades na resolução de questões de funções afim e quadrática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87102Palavras-chave:
Obstáculos epistemológicos e didáticos, Formação de professores que ensinam matemática, Percurso de estudo e pesquisaResumo
Este texto traz algumas reflexões sobre as dificuldades identificadas nas resoluções de atividades de um teste envolvendo função afim e quadrática apresentadas por dezoito acadêmicos do segundo ano do curso de Licenciatura em Matemática. As atividades foram elaboradas com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, cujas resoluções revelaram a dificuldade na conversão dos registros gráfico e da língua natural para o registro simbólico algébrico. Foram verificadas dificuldades também quanto ao uso de argumentos matemáticos para justificar as estratégias utilizadas para resolução dos fenômenos apresentados. A falta de organização formal nas resoluções foi outro aspecto revelado pelos acadêmicos por meio das atividades do teste. A partir dessas dificuldades constatou-se que a conversão do registro gráfico para simbólico algébrico constitui-se em obstáculo didático e a conversão do registro em língua natural para o simbólico algébrico em obstáculo epistemológico para a aquisição do conhecimento de funções afim e quadrática.
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