Sei o que sei e o que não sei?
o potencial metacognitivo associado à produção de vídeos curtos em aulas de física
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e88076Palavras-chave:
Metacognição, Vídeos, Ensino médioResumo
O estudo parte da seguinte pergunta: qual a potencialidade do uso didático de vídeos curtos em termos da ativação de mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão por estudantes do ensino médio? O objetivo está em analisar a potencialidade do uso de vídeos curtos como recurso didático estratégico em Física, capaz de promover a tomada de consciência dos estudantes sobre seus próprios conhecimentos, ou, alternativamente, a falta deles. Para tanto, foi estruturada e aplicada uma sequência didática com uma turma de ensino médio, tendo sido utilizado como dados de pesquisa, os vídeos produzidos pelos estudantes ao final da sequência didática e também a um questionário respondido por eles vinculado à produção desses vídeos. Os resultados revelam que a produção de vídeos oportuniza ativar o pensamento metacognitivo à medida que leva os estudantes a construir explicações sobre os fenômenos físicos em discussão, tomando consciência de seus próprios conhecimentos e traçando estratégias para suprir lacunas, incompreensões e inconsistências de conhecimento.
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