Sei o que sei e o que não sei?

o potencial metacognitivo associado à produção de vídeos curtos em aulas de física

Autores

  • Cíntia Dilcéia Soares Rede Pública Estadual de Passo Fundo
  • Cleci Teresinha Universidade de Passo Fundo
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e88076

Palavras-chave:

Metacognição, Vídeos, Ensino médio

Resumo

O estudo parte da seguinte pergunta: qual a potencialidade do uso didático de vídeos curtos em termos da ativação de mecanismos de monitoramento e controle da própria compreensão por estudantes do ensino médio? O objetivo está em analisar a potencialidade do uso de vídeos curtos como recurso didático estratégico em Física, capaz de promover a tomada de consciência dos estudantes sobre seus próprios conhecimentos, ou, alternativamente, a falta deles. Para tanto, foi estruturada e aplicada uma sequência didática com uma turma de ensino médio, tendo sido utilizado como dados de pesquisa, os vídeos produzidos pelos estudantes ao final da sequência didática e também a um questionário respondido por eles vinculado à produção desses vídeos. Os resultados revelam que a produção de vídeos oportuniza ativar o pensamento metacognitivo à medida que leva os estudantes a construir explicações sobre os fenômenos físicos em discussão, tomando consciência de seus próprios conhecimentos e traçando estratégias para suprir lacunas, incompreensões e inconsistências de conhecimento.

Biografia do Autor

Cíntia Dilcéia Soares , Rede Pública Estadual de Passo Fundo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, Especialista em Física Experimental e Graduada em Física-L, ambos pela Universidade de Passo Fundo; professora da rede pública estadual do Rio Grande do Sul; integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – GruPECT, com interesse de pesquisa na área de ensino de Física com uso de recursos tecnológicos digitais

Cleci Teresinha, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação e licenciada em Matemática com habilitação em Física ambos pela Universidade de Passo Fundo; estágio pós-doutoral na Universidade de Burgos, Espanha; professora da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Física-L, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Pós-Graduação em Educação; líder do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – GruPECT, com interesse em pesquisa na área de teorias de aprendizagem, metacognição e afetividade.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências e Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciado em Matemática pela Universidade de Passo Fundo e em Física pela Universidade Federal de Santa Maria; professor da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Física-L, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Pós-Graduação em Educação; integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica – GruPECT, com interesse em pesquisa na área de teorias de aprendizagem e formação de professores.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos