Modelos, concepções e perfil docente de formação em tecnologias digitais para professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e88128

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Professor de matemática, Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

Há, no contexto da Educação Matemática, muitas iniciativas de formação de professores, e merece atenção o modo como são realizadas, tal que nos perguntamos: “De que modo se apresentam as formações em tecnologias digitais para professores que ensinam Matemática em pesquisas brasileiras recentes?” Por meio de uma revisão sistemática da literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações entre 2016 e 2021, tomando como técnicas a Análise de Conteúdo e a abordagem de concordância entre juízes para assegurar mais confiabilidade à análise, chegamos a um total de 15 trabalhos selecionados, dos quais inferimos três categorias a posteriori: Sujeitos da Formação, Concepção e papel das tecnologias digitais e Estruturação das formações. Interpretamos que o modelo de formação é baseado em cursos de curta duração, se concentrando em certos nichos e sujeitos e, em decorrência, apontamos aspectos a serem considerados no planejamento e execução de formações de professores que ensinam Matemática.

Biografia do Autor

Edson dos Santos Cordeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Processamento de Dados e especialista em Engenharia de Software pela Universidade Norte do Paraná, Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). É Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no curso de Licenciatura em Informática. Membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE) da Unioeste. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a produção de jogos educacionais digitais voltados para a inclusão educacional.

Mariangela Deliberalli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática pela Faculdade Guairacá, Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Unioeste. Atualmente, é bolsista pela CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Investigação Fenomenológica na Educação Matemática (IFEM) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE) da Unioeste. Tem experiência em Educação Matemática, tecnologias digitais na educação, Matemática para anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Educação Especial e Ensino Superior. Atualmente desenvolve pesquisas sobre formação de professores, tecnologias digitais para o ensino, Educação Matemática, Novo Ensino Médio, pensamento computacional.

Paola Cavalheiro Ponciano, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Computação pelo Instituto Federal Farroupilha - campus Santo Augusto- RS, especialista em Informática Aplicada na Educação com Ênfase em Software Livre pelo Instituto Federal Farroupilha campus Santo Augusto – RS, Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente na Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Possui experiência nas áreas de Educação e Ciências da Computação. Desenvolve pesquisa denominada: Ressignificações do Ensino de Computação, com uso e produção de REA. Atualmente pesquisa sobre o Pensamento Computacional e Educação em Computação.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Informática e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Unioeste, Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). É professor associado na Unioeste, atuando no bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGComp).  Tem experiência interdisciplinar na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Interação Humano-Computador, Mineração de Dados e Informática na Educação. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Inovação e Ensino (GTIE) da Unioeste, atualmente suas pesquisas estão mais centradas em formação de professores em tecnologias digitais, produção de tecnologias digitais para o ensino, bem como em pensamento computacional.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Matemática, especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Unioeste, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e Docente Permanente do PPGECEM. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), campus Cascavel, entre 2013 e 2016, passando a colaborador em 2017-2018. Compôs o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn), campus Foz do Iguaçu, 2014-2017 e passou a atuar como colaborador em 2018. Membro e vice coordenador (2012-2015 e 2015-2018) do GT-10 Modelagem Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, SBEM. Pesquisa nas áreas de Educação e Ensino, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Formação de Professores e Epistemologia.

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Publicado

2023-11-24

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Artigos