Objetos de aprendizagem no ensino de ciências

uma revisão integrativa da literatura a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e89656

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Ensino de Ciências, Recursos didáticos

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar, mediante revisão integrativa da literatura, a utilização de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências. A revisão da literatura foi focada na identificação de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de vinte e três teses e dissertações, observou-se que a inserção de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências foi centrada tanto na elaboração desses recursos como no uso de recursos já existentes. Ademais, a revisão da literatura indicou que o uso dos citados recursos didáticos proporciona a contextualização dos conceitos e conteúdos abordados, assim como a melhoria do desempenho discente nas avaliações. Além disso, notou-se que a capacidade de utilização de objetos de aprendizagem em atividades lúdicas pode contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão crítica do conteúdo abordado pelos discentes.

Biografia do Autor

Pedro Bruno Silva Lemos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2013). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFCE. Doutorando da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) pelo IFCE. Atualmente, é servidor técnico administrativo da UNILAB.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Possui Nivelamento Universitário (Studienkolleg) na Technische Hochschule Köln - Alemanha (1996 a 1998) e Graduação em Tecnologia Mecatrônica pelo IFCE (2002). Mestre (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica (2014) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor titular e pesquisador do IFCE, atuando como docente nos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e também como Coordenador Adjunto do RENOEN no IFCE.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Graduado em Sistemas e Mídias Digitais pela UFC (2013), em Pedagogia pela UECE (2009), em Teatro pela UFC (2020) e em Geografia pela UECE (1999). Mestre em Sociologia pela UECE (2005). Doutor em Educação pela UFC (2011). Atualmente, é docente no IFCE, Campus Fortaleza-CE. Atualmente, é professor do IFCE, atuando no ProfEPT, no Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e no RENOEN-IFCE.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-22

Edição

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Artigos