Objetos de aprendizagem no ensino de ciências
uma revisão integrativa da literatura a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e89656Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem, Ensino de Ciências, Recursos didáticosResumo
O presente trabalho objetivou analisar, mediante revisão integrativa da literatura, a utilização de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências. A revisão da literatura foi focada na identificação de teses e dissertações na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Brasil. A partir da análise de vinte e três teses e dissertações, observou-se que a inserção de objetos de aprendizagem no Ensino de Ciências foi centrada tanto na elaboração desses recursos como no uso de recursos já existentes. Ademais, a revisão da literatura indicou que o uso dos citados recursos didáticos proporciona a contextualização dos conceitos e conteúdos abordados, assim como a melhoria do desempenho discente nas avaliações. Além disso, notou-se que a capacidade de utilização de objetos de aprendizagem em atividades lúdicas pode contribuir para o desenvolvimento de uma compreensão crítica do conteúdo abordado pelos discentes.
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