Os mitos da ciência e da tecnologia
uma reflexão filosófica acerca da educação ciência, tecnologia e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90267Palavras-chave:
CTS., Filosofia., Educação científica e tecnológica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo utilizar o pensamento de Álvaro Vieira Pinto no âmbito da reflexão filosófica do campo da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As ideias do autor foram utilizadas para analisar os pressupostos da educação CTS e os mitos da ciência e da tecnologia identificados por Auler (2002). São eles: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a perspectiva salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. A análise foi centrada nos livros Ciência e existência e O conceito de tecnologia (volume 1) publicados respectivamente em 1969 e 2005. Como resultado, averiguou-se que os mitos são concepções que foram sendo disseminadas e paulatinamente utilizadas para alicerçar estratégias de controle por meio dos centros hegemônicos. No caso do Brasil, o pensamento de Álvaro Vieira Pinto é capaz de contextualizar tais mitos numa perspectiva mais ampla de exploração da uma nação atrasada por meio de mecanismos transferência tecnológica que drenam as riquezas nacionais e impedem seu desenvolvimento.
Referências
AULER, D. Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v. 1, n. número especial, p. 1–20, 2007.
AULER, D. Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências. 2002. 257 f. Tese (Doutorado em educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis., 2002.
AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1–13, 2001.
AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 5, n. 2, p. 337–355, 2006.
BAZZO, W. A.; LINSINGEN, I. VON; PEREIRA, L. T. DO V. Introdução aos estudos CTS. Mari: OIE, 2003.
BINATTO, P. F.; CHAPANI, D. T.; DUARTE, A. C. S. Formação reflexiva de professores de ciências e enfoque ciência, tecnologia e sociedade: possíveis aproximações. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 1, p. 131, 2015.
BORDIN, L.; BAZZO, W. A. Essa “tal” filosofia: sobre as concepções de tecnologia e seus reflexos no processo formativo em engenharia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 228–249, 2018.
CHRISPINO, A. Introdução aos enfoques CTS – ciência, tecnologia e sociedade – na educação e no ensino. Junta de Andalucía: OIE, 2002.
FERNANDES, J. P.; GOUVÊA, G. A perspectiva CTS e o desenvolvimento de propostas pedagógicas. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 231–255, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
MARTINS, A. F. P. História e Filosofia da Ciência no ensino: Há Muitas Pedras Nesse Caminho ... Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112–131, 2007.
PINHEIRO, N. A. M.; SILVEIRA, R. M. C. F.; BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71–84, 2007.
RODRÍGUEZ, A. S. M.; DEL PINO, J. C. O ENFOQUE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. Investigacoes em Ensino de Ciencias, v. 24, n. 2, p. 90–119, 2019.
ROSO, C. C.; AULER, D.; DELIZOICOV, D. Democratização em processos decisórios sobre CT: o papel do técnico. Alexandria: Revista de Educação em Ciências e Tecnologias, v. 13, n. 1, p. 225–249, 2020.
SANTOS, R. A. DOS; AULER, D. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência & Educação, v. 25, n. 2, p. 485–503, 2019.
SILVA, E. L. DA; MARCONDES, M. E. R. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação, v. 21, n. 1, p. 65–83, 2015.
VIEIRA PINTO, Á. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
VIEIRA PINTO, Á. Consciência e realidade nacional - volume 2: a consciência crítica. Rio de Janeiro: ISEB, 1960.
VIEIRA PINTO, Á. O conceito de tecnologia - volume 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
VIEIRA PINTO, Á. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.