Os mitos da ciência e da tecnologia
uma reflexão filosófica acerca da educação ciência, tecnologia e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90267Palavras-chave:
CTS., Filosofia., Educação científica e tecnológica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo utilizar o pensamento de Álvaro Vieira Pinto no âmbito da reflexão filosófica do campo da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As ideias do autor foram utilizadas para analisar os pressupostos da educação CTS e os mitos da ciência e da tecnologia identificados por Auler (2002). São eles: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a perspectiva salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. A análise foi centrada nos livros Ciência e existência e O conceito de tecnologia (volume 1) publicados respectivamente em 1969 e 2005. Como resultado, averiguou-se que os mitos são concepções que foram sendo disseminadas e paulatinamente utilizadas para alicerçar estratégias de controle por meio dos centros hegemônicos. No caso do Brasil, o pensamento de Álvaro Vieira Pinto é capaz de contextualizar tais mitos numa perspectiva mais ampla de exploração da uma nação atrasada por meio de mecanismos transferência tecnológica que drenam as riquezas nacionais e impedem seu desenvolvimento.
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