Os mitos da ciência e da tecnologia

uma reflexão filosófica acerca da educação ciência, tecnologia e sociedade

Autores

  • Marcio Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Valença

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90267

Palavras-chave:

CTS., Filosofia., Educação científica e tecnológica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo utilizar o pensamento de Álvaro Vieira Pinto no âmbito da reflexão filosófica do campo da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). As ideias do autor foram utilizadas para analisar os pressupostos da educação CTS e os mitos da ciência e da tecnologia identificados por Auler (2002). São eles: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, a perspectiva salvacionista da ciência e da tecnologia e o determinismo tecnológico. A análise foi centrada nos livros Ciência e existência e O conceito de tecnologia (volume 1) publicados respectivamente em 1969 e 2005. Como resultado, averiguou-se que os mitos são concepções que foram sendo disseminadas e paulatinamente utilizadas para alicerçar estratégias de controle por meio dos centros hegemônicos. No caso do Brasil, o pensamento de Álvaro Vieira Pinto é capaz de contextualizar tais mitos numa perspectiva mais ampla de exploração da uma nação atrasada por meio de mecanismos transferência tecnológica que drenam as riquezas nacionais e impedem seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Marcio Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Valença

Mestre e o doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Música e Educação. Realizou o curso de Bacharelado em Música Popular Brasileira e o curso de Licenciatura em Música ambos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atuou por quatro anos no departamento de Propaganda e Marketing como professor concursado da Fundação de Apoio a Escola Técnica (FAETEC). É sócio fundador das empresas Rumori Desenho Sonoro de pós-produção de som e Brtrax de licenciamento musical. Compôs trilha musical para os programas Big Brother Brasil TV Globo e Anjos do Sexo da TV Bandeirantes, assim como comerciais, vídeos institucionais e outros produtos audiovisuais. É atualmente professor EBTT concursado do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) na unidade Valença. Atua como diretor da equipe de comunicação do Núcleo de Arte e Cultura do CEFET-RJ que administra as ações de gestão das mídias sociais. Atuou no grupo Musimática desenvolvendo propostas didáticas que contemplam a interdisciplinaridade entre a música e a matemática. Tem experiências nas áreas de produção musical, tecnologias digitais e recursos na área de educação musical. Tem como interesse as áreas de tecnologia, filosofia, interdisciplinaridade, metodologias ativas e mercado musical.

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos