Saber ensinar: saberes da formação docente e da prática profissional dos professores de biologia de um Instituto Federal do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90419

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes da docência, Prática docente, Ensino de ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Resumo

Busca compreender quais saberes os professores de biologia mobilizam em sua prática em função do bom desempenho do instituto federal nas avaliações externas. Para isso, desenvolve pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com sete professores de biologia do ensino médio, interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. Tem como base teórica e analítica Os Saberes Docentes, de Maurice Tardif. Os resultados indicam que os saberes construídos na formação dos professores são variados, mas, sobretudo, disciplinares, e mais utilizados no início da atividade docente. Porém, a estabilidade, as condições de trabalho favoráveis e a atuação há mais de cinco anos na escola federal contribuem para a consolidação dos saberes, construção da identidade profissional, reflexão e modificação da prática. Com isso, torna-se evidente que é imprescindível valorizar a docência, a formação e a profissão docente, sem tirar de foco outros problemas que incidem diretamente na profissionalidade e na qualidade do ensino.

Biografia do Autor

Claudeni Marques Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE-UFES. Atuou como professora substituta, área de métodos e técnicas de ensino/Departamento de Biologia, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) campus Alegre (2020-2021). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO, Rio de Janeiro - RJ (2019), Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, campus de Alegre-ES (2016) e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, campus de Serra Talhada-PE (2011). Foi bolsista PIBID/CAPES (2013 e 2014), e cursou um semestre acadêmico na Universidade de Coimbra - Portugal pelo Santander Universidades entre 2014 e 2015. ORCID: 0000-0002-0707-8906

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Conselheira da SBEnBio - Regional 2. Professora da Escola de Educação - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. ORCID: 0000-0003-2120-1795

 

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Publicado

2023-11-24

Edição

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Artigos