Saber ensinar: saberes da formação docente e da prática profissional dos professores de biologia de um Instituto Federal do Espírito Santo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90419Palavras-chave:
Formação de professores, Saberes da docência, Prática docente, Ensino de ciências, Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaResumo
Busca compreender quais saberes os professores de biologia mobilizam em sua prática em função do bom desempenho do instituto federal nas avaliações externas. Para isso, desenvolve pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas com sete professores de biologia do ensino médio, interpretadas por meio da Análise Textual Discursiva. Tem como base teórica e analítica Os Saberes Docentes, de Maurice Tardif. Os resultados indicam que os saberes construídos na formação dos professores são variados, mas, sobretudo, disciplinares, e mais utilizados no início da atividade docente. Porém, a estabilidade, as condições de trabalho favoráveis e a atuação há mais de cinco anos na escola federal contribuem para a consolidação dos saberes, construção da identidade profissional, reflexão e modificação da prática. Com isso, torna-se evidente que é imprescindível valorizar a docência, a formação e a profissão docente, sem tirar de foco outros problemas que incidem diretamente na profissionalidade e na qualidade do ensino.
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