Experiências negativas com a matemática

um dos possíveis fios condutores de ansiedade matemática em professores

Autores

  • Maria Dulce Matos Universidade Federal do Pará
  • Tadeu Oliver Gonçalves Universidade Federal do Pará
  • Monica Gonçalves Matos Secretaria Estadual de Educação
  • Soraia Valeria Coelho Lameirão Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91171

Palavras-chave:

Ansiedade matemática, Formação de professores, Professores que ensinam matemática, Experiências negativas

Resumo

Este artigo provém de uma tese de doutorado em desenvolvimento, no qual apresentamos análises iniciais de um dos fatores geradores de Ansiedade Matemática em professores e/ou futuros professores da educação básica. Nosso objetivo é evidenciar em que termos de pesquisas acadêmicas essas tratam as experiências negativas com a matemática enquanto fator, com potencialidade para desencadear ou aumentar Ansiedade Matemática em professores e/ou futuros professores da educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no formato de revisão sistemática. Adotamos como aportes teóricos: Dreger e Aiken; Richardson e Suinn, Lyons e Beilock, Carmo e seus colaboradores, entre outros. Os resultados indicam que experiências negativas é um aspecto que necessita ser estudado com maior intensidade, pois são desencadeadores da Ansiedade Matemática e se apresentam em situações envolvendo a aprendizagem desta disciplina, ou seja, contextos de ansiedade sofridos por professores em exercício e/ou futuros professores durante suas trajetórias de vida e formação acadêmica.

Biografia do Autor

Maria Dulce Matos, Universidade Federal do Pará

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC-MESTRADO), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), UFPA (2017). Especialista em Informática Educativa PUC- Minas (2001). Licenciatura em Matemática UFPA (1997). Atualmente é professora atuando na Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática e que ensinam matemática.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR TITULAR. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/IEMCI/UFPA) - Mestrado e Doutorado, desde o seu início, em 2002 (NPADC). Também é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC). Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, ensino da matemática e neuro.

Monica Gonçalves Matos, Secretaria Estadual de Educação

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui Mestrado na área de Educação Matemática pela UFPA (2009), licenciatura em Matemática pela UFPA (1997). Atualmente é professora de Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Concepções de professores formadores, desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática, ensino, aprendizagem e avaliação em Educação Matemática.

Soraia Valeria Coelho Lameirão, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Ciências Biológicas com ênfase em Neurociências e doutorado em Neurociências e Biologia Celular, ambos Pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é vinculada a Faculdade de Educação Matemática e Científica, lotada no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens. A perspectiva de seu trabalho é sempre de uma atuação multi-interdisciplinar, fazendo uma articulação entre as áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente e Sociedade. Atualmente desempenha as suas atividades de pesquisa e extensão na área da Neuroeducação com ênfase na formação de professores. É líder do NEMCI - Neurociência Aplicada a Educação Matemática e Científica e faz parte do grupo de pesquisa Epilepsia Norte que procura investigar as bases neurais da epilepsia em humanos e em modelos animais.

 

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Publicado

2023-05-22

Edição

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Artigos