Um panorama institucional das pesquisas sobre educação em astronomia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91195

Palavras-chave:

Estado da arte, Educação em astronomia, Pesquisas, Características institucionais

Resumo

Apresenta-se um panorama das pesquisas sobre Educação em Astronomia produzidas no Brasil por meio da recuperação e análise de 490 teses e dissertações defendidas de 1973 até 2018.  Utiliza-se como técnica a Análise de Conteúdo com os descritores: ano de defesa; grau acadêmico e tipo de programa: mestrado ou doutorado, acadêmico ou profissional; região e estado do Brasil; Instituições de Ensino Superior (IES); programas de pós-graduação e áreas da Capes, com o objetivo de verificar as características institucionais e geográficas da produção. Como parte dos resultados, indica-se o crescimento das produções a partir de 2010 e, de forma acentuada, a partir de 2015, como consequência da expansão dos Mestrados Profissionais. A maior parte foi produzida na região Sudeste, seguida pela Nordeste e por instituições públicas. A área de avaliação da Capes predominante é o Ensino e a criação da área 46 na Capes teve um impacto nas investigações.

Biografia do Autor

Paula Cristina da Silva Gonçalves, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro- SP

É pesquisadora na área de Educação em Astronomia e atua na Educação Básica, doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em Educação pela UFscar (2016). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), especialização em Educação Infantil (2011). É diretora de escola na Prefeitura Municipal de Rio Claro, SP, desde 2010. Têm experiência na área de Educação, Educação em Astronomia, Ensino, Anos Iniciais, Educação Inclusiva e Formação Permanente de Professores e Educação de Jovens e Adultos.

Alessandra Aparecida Viveiro, Universidade Estadual de Campinas

É professora doutora na Faculdade de Educação da Unicamp, docente do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (Pecim) da Unicamp. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas em Ensino de Ciências e Educação Ambiental - ECiEA (Unesp/Unicamp) e do Grupo Formar-Ciências (Unicamp). Possui graduação em Licenciatura em Ciências Exatas pela USP, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência pela Unesp. Atuou como docente na Educação Básica durante quase uma década. Na Educação Superior, atuou com a UFSCar, a UnB e a Unesp. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão em Ensino de Ciências e Educação Ambiental.

Paulo Sergio Bretones, Universidade federal de São Carlos

Possui graduação em Química (1991), mestrado em Geociências (1999) e doutorado em Ensino e História de Ciências da Terra (2006), todos pela Unicamp em temas relacionados à Educação em Astronomia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Foi coordenador da Seção de Ensino e Divulgação (SEDA) da Liga Iberoamericana de Astronomia (Liada) entre 1992 e 2014, Coordenador da Comissão de Ensino e Divulgação (Comed) da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) entre 2012 e 2016 e Presidente da Comissão C1 (Astronomy Education & Development) da União Astronômica Internacional (IAU) entre 2018 e 2021. É coeditor da Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia (Relea). Autor dos livros paradidáticos Os Segredos do Sistema Solar e Os Segredos do Universo e organizador do livro Jogos para o Ensino de Astronomia. Tem participado de projetos de observação do céu e de divulgação astronômica ministrando palestras e cursos dirigidos a estudantes, professores e público em geral. Também tem escrito artigos em jornais e revistas assim como participado de programas de rádio e TV. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Astronomia, Química, Educação e Ensino.

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Publicado

2023-11-24

Edição

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Artigos