Um panorama institucional das pesquisas sobre educação em astronomia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91195Schlagworte:
Estado da arte, Educação em astronomia, Pesquisas, Características institucionaisAbstract
Apresenta-se um panorama das pesquisas sobre Educação em Astronomia produzidas no Brasil por meio da recuperação e análise de 490 teses e dissertações defendidas de 1973 até 2018. Utiliza-se como técnica a Análise de Conteúdo com os descritores: ano de defesa; grau acadêmico e tipo de programa: mestrado ou doutorado, acadêmico ou profissional; região e estado do Brasil; Instituições de Ensino Superior (IES); programas de pós-graduação e áreas da Capes, com o objetivo de verificar as características institucionais e geográficas da produção. Como parte dos resultados, indica-se o crescimento das produções a partir de 2010 e, de forma acentuada, a partir de 2015, como consequência da expansão dos Mestrados Profissionais. A maior parte foi produzida na região Sudeste, seguida pela Nordeste e por instituições públicas. A área de avaliação da Capes predominante é o Ensino e a criação da área 46 na Capes teve um impacto nas investigações.
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