Limites e possibilidades do trabalho colaborativo no ensino de ciências: uma experiência de pesquisa-ação em escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91376

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa-ação, Ensino de ciências, Colaboração, Currículo

Resumo

Neste trabalho, investigamos limitações e potencialidades do trabalho colaborativo considerando um processo voltado para a formação de professores inspirado nas práticas de pesquisa-ação. Para isso, foi constituído um grupo composto de sujeitos com diferentes níveis de formação. As reuniões ocorreram semanalmente durante um ano, sendo desenvolvidos quatro projetos interdisciplinares, chamados de Estação dos Saberes (ES), em que dois foram analisados para este artigo: i) Movimente-se com as Ciências! e ii) Dê um like na vida: drogas ilícitas. Os resultados obtidos apontaram para a necessidade de inserir os professores em processos de desenvolvimento curricular, sendo a interface universidade-escola um caminho para esses processos. Evidenciamos a Situação de Estudo como uma possibilidade para repensar a construção das ES; e a pesquisa-ação se mostrou como uma modalidade efetiva quando se trata de trabalho colaborativo, entretanto muito difícil de ser concretizada, devido às inúmeras dificuldades estruturais e circunstanciais que cercaram os referidos projetos.

Biografia do Autor

Roberta Conceição Bomfim, Analista de laboratório da Olam Agrícola

Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências atuando em pesquisas na área de currículo, formação de professores e educação em tempo integral.

Thiago Santos Guimarães, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Substituto na área de Ensino de Ciências e Matemática, no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus Amargosa – Bahia. Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UESC. Integrante do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências.

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atua no curso de Licenciatura em Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas: Movimento CTS e Educação Científica (GP-CTS). Doutor em Educação pela UNICAMP.

Elisa Prestes Massena, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), atua no curso de Licenciatura em Química e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação de Professores em Ensino de Ciências (GPeCFEC). Doutora em Educação pela UFRJ.

Referências

ALVES, W. F. S. Saberes docentes na formação inicial de professores de ciências: (re) pensando práticas educativas por meio da situação de estudo. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

ARCANJO, J. R. L.; SÁ, L. P. Estação dos saberes: uma nova perspectiva de aprendizagem interdisciplinar no cie de Ipiaú. In: Congresso Nacional de Educação, 4., 2017. João Pessoa. Anais... João Pessoa, 2017.

BAHIA, Plano Orientador Institucional Político-pedagógico. SEC/BA, fev. 2018.

BAHIA, Notas Sobre Educação Integral: as Estações de Saberes, v. 3, SEC/BA, 2022.

BOFF, E. T. O. Situação de Estudo em Escola de Educação Básica: um espaço interativo de produção de conhecimento. In: MASSENA, E. P (Org.). Situação de Estudo: Processo de Significação pela Pesquisa em Grupos Interinstitucionais. Ijuí: Editora Unijuí, 2015. p. 39-59.

CIEI. Complexo Integrado de Educação de Itabuna. Disponível em: http://www.cieitabuna.com.br/. Último acesso em: 13 dez. 2018.

DIONNE, H. A Pesquisa-Ação para o Desenvolvimento Local. Brasília: Líder Livro Editora, 2007.

ECHEVERRÍA, A. R.; BELISÁRIO, C. M. Formação inicial e continuada de professores num núcleo de pesquisa em ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 8, n. 3, 21 p. 2008. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4017. Último acesso em: 10 jun. 2023.

FERREIRA, A. C. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Tese de Doutorado – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. São Paulo, Brasil, 2003.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483 – 502, set./dez., 2005.

FRISON, M. D.; BOFF, E. T. de O.; OLIVEIRA, C. de; RICARDI, A. M. D.; OTT, M. D.; VIEIRA, M. I.; SILVA, R. A. D. da; EICH, T. B. Conhecendo o Câncer, um caminho para a vida: uma Situação de Estudo como possibilidade de mudança no fazer cotidiano escolar. In:

GALIAZZI, M. C.; AUTH, M.; MORAES, R.; MANCUSO, R. (orgs.) Construção curricular em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora Unijuí, 2007, p. 337-355.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos Pedagógicos e as etapas da Situação de Estudo: Complementaridades e Contribuições para a Educação em Ciências. Ciência & Educação, v. 18, n. 1, p. 1 – 22, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/ML7c8VPgB8hqrB3vPCNww8p/. Último acesso em: 10 jun. 2023.

GUIMARÃES, T. S. et al. Uma experiência em escola de tempo integral: O uso de tema para a discussão de conteúdos de Química e Biologia. In: Simpósio Mineiro de Educação Química, 4., Uberlândia, 2017.

HALMENSCHLAGER, K. R.; SOUZA, C. A. Abordagem Temática: Uma análise dos aspectos que orientam a escolha de temas na Situação de Estudo. Investigação no Ensino de Ciências. v. 17, n. 2, p. 367 – 384, 2012. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/190. Último acesso em 10 jun. 2023.

HALMENSCHLAGER, K. R. Abordagem de temas na Ciências da Natureza no Ensino Médio: implicações na prática e na formação.373 f. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2014.

LATORRE, A. La Investigación-ación: Conocer y cambiar la prática educativa. 3. ed. Barcelona: Editorial Graó, 2007.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

MALDANER, O. A. Situações de Estudo no ensino médio: nova compreensão de educação básica. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 239-254.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: Uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R., MANCUSO, R. (Orgs.). Educação em Ciências: Produção de currículos e formação de professores. 2 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006, p. 43–64.

MALDANER, O. A. et al. Currículo contextualizado na área de ciências da natureza e suas tecnologias: a situação de estudo. In: ZANON, L. B.; MALDANER, O. A (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. Ijuí: Editora Unijuí, 2007, p. 109-138.

MARCELO GARCIA, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, set./out./nov./dez., 1998.

MARCELO GARCIA, C. Formação de Professores – Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999. 271p.

MASSENA, E. P. A formação inicial de professores de química pensada a partir de alguns pressupostos do educar pela pesquisa. Educação Unisinos, v. 19, n. 1, jan./abr. 2015.

MASSENA, E. P., BRITO, L. D. Caminhos e descaminhos do Situação de Estudo (SE): a experiência vivenciada por um grupo de formadores de professores. In: MASSENA, E. P. (org) Situação de Estudo: processo de significação pela pesquisa em grupos interinstitucionais. Ijuí: Editora Unijuí, 2015, p. 17 – 37.

MORAES, R., GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C.; AUTH, M. A.; MALDANER, O. A. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais. In: GALIAZZI, M. C. et al. (Orgs.) Construção curricular em rede em educação em ciências: uma aposta de pesquisa em sala de aula. Ijuí: UNIJUÍ, 2007, p. 161 – 176.

PIMENTA, S. S.; GUIMARÃES, T. S.; SILVA, N. A.; RODRÍGUEZ, A. S. M.; MASSENA, E. P. Cenário Integrador: a emergência de uma proposta de reconfiguração curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1031-1061, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/19943. Último acesso em: 10 jun. 2023.

RICARDO, E.C. Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das ciências. Tese de Doutorado – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

ROLDÃO, M. do C. Colaborar é preciso: questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. In: Dossiê: Trabalho colaborativo dos professores, Revista Noesis, n. 71, p. 24-29, 2007.

SAMPAIO, T. S. Educação de Jovens e Adultos: atividades de formação continuada baseados nos pressupostos da Situação de Estudo. Trabalho de Conclusão de Curso em Química – Universidade Estadual de Santa Cruz. Ilhéus, 2017.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOUSA, P. G. Desenvolvimento profissional docente no contexto da reconfiguração curricular pela situação de estudo. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2018.

TEIXEIRA, P. M., MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055 – 1076, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cBjf7MPDSy5V5JYwFJRs4bd/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 10 jun. 2023.

VIEIRA, L. B. G. Situação de Estudo: compreensões dos formadores de professores do ensino de Ciências. 121f. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências – Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017.

VIEIRA, L. B. G., FERNANDES, G. W. R., MASSENA, E. P., MALDANER, O. A. Situação de Estudo: O que vem sendo publicado em eventos e periódicos da área de ensino de ciências? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 20, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33290. Último acesso em: 10 jun. 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos