Panorama das pesquisas brasileiras em modelagem matemática no ensino superior pela perspectiva da educação matemática crítica

Autores

  • Aldo Lopes UNIFEI
  • João Vitor Pena Pacheco Federal University of Itajubá image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91386

Palavras-chave:

Educação matemática crítica, Ensino Superior, Modelagem matemática, Revisão bibliográfica, Revisão sistemática

Resumo

A Modelagem Matemática tem sido utilizada em diferentes níveis de ensino e tem se mostrado uma ferramenta para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Neste trabalho, focamos na Modelagem Matemática pela ótica da Educação Matemática Crítica e analisamos, através de uma revisão bibliográfica de teses e dissertações, os trabalhos que adotaram a Modelagem Matemática sob o viés da Educação Matemática Crítica em um intervalo temporal de mais de 20 anos. Além de uma avaliação inicial dos dados, analisamos os objetivos, as perspectivas críticas e de Modelagem e as conclusões obtidas, buscando responder a pergunta motivadora desta revisão bibliográfica – o que as pesquisas de Modelagem Matemática pela ótica da Educação Matemática Crítica indicam a respeito do uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino no contexto do Ensino Superior e quais são os aspectos críticos relacionados? Os resultados mostram uma predominância de trabalhos no eixo sul-sudeste e a existência de poucas pesquisas de cunho misto ou quantitativo. Além disso, como os objetivos da maioria dos trabalhos analisados não foram os aspectos críticos, poucos adotaram uma fundamentação teórica crítica e uma metodologia que contribuem para a manifestação desses aspectos. Por fim, notamos que há uma carência de estudos empíricos sobre Modelagem Matemática, sinalizando que esta área carece de mais pesquisas e constitui um bom campo para futuros trabalhos.

Biografia do Autor

João Vitor Pena Pacheco, Federal University of Itajubá

Graduando em Engenharia da Computação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Participante ativo em projeto de Iniciação Científica e em projeto de Extensão da UNIFEI. Possui interesse em Modelagem Matemática e Visão Computacional.

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos