A busca do sentido de agência profissional de professores de matemática no início da docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91442

Palavras-chave:

Identidade profissional de professores de matemática, Início da docência, Sentido de agência profissional, Vulnerabilidade profissional

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir o relato de professores de matemática no início da docência a respeito de como lidaram com vulnerabilidades na busca de sua agência profissional. Foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa com quatro professores de matemática no início da docência, compreendido como os cinco primeiros anos de atuação docente. Eles relataram vulnerabilidades profissionais associadas: à interação com os alunos e colegas de profissão; à prática letiva; e a condições estruturais da docência. Na busca por agenciar as vulnerabilidades, os professores: estabeleceram uma relação de diálogo com a comunidade escolar; envolveram-se em situações de aprendizagem profissional; comprometeram-se com a aprendizagem de seus alunos; e problematizaram vulnerabilidades estruturais inerentes à profissão docente. O envolvimento dos professores com a sua profissionalização foi imperativo para que eles tencionassem agenciar as vulnerabilidades, o que acena para a importância de ações que os apoiem nesse processo de profissionalização.

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Publicado

2023-11-24

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Artigos