O papel e as contribuições de Rosalind Franklin para a elucidação da estrutura do DNA: um olhar de seu processo histórico a partir de uma pesquisa bibliográfica

Autores

  • Amarílis Abreu Souza Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0001-7084-3917
  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT https://orcid.org/0000-0002-1337-1236

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e%2091492

Palavras-chave:

DNA, Rosalind Franklin, História da ciência

Resumo

Este estudo buscou compreender o papel e as contribuições de Rosalind Franklin para a elucidação da estrutura do DNA, a partir da análise de publicações em anais e revistas de Ensino de Ciências. Foi realizado um levantamento bibliográfico nos periódicos do Qualis CAPES, na área de avaliação Ensino, com classificação A1/A2 e B1/B2/B3, do Quadriênio 2013-2016 e nos anais do ENPEC e ENEBIO até o ano de 2021. Foram encontrados 24 artigos e avaliados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD), emergindo três categorias: 1) Controvérsias quanto às contribuições de Rosalind na elucidação do DNA; 2) Rosalind no contexto da invisibilidade feminina na ciência; 3) A articulação entre as relações de gênero e as contribuições científicas de Rosalind Franklin para a História da Ciência. A análise mostrou poucas pesquisas sobre a temática, mas possibilitou compreender os motivos que levaram à polêmica participação de Rosalind Franklin na história do DNA.

Biografia do Autor

Amarílis Abreu Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Referências

ALONSO, A. R. O sexo feminino nos livros didáticos de Biologia: uma análise na EJA na Escola Nova Sociedade no município de Nova Santa Rita-RS na Educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada. 2020. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2020.

BATISTA, I. de L.; TOREJANI, A. T. do C.; HEERDT, B.; LUCAS, L. B.; OHIRA, M. A.; CORRÊA, M. L.; BARBOSA, R. G.; BASTOS, V. C. Gênero feminino e formação de professores na pesquisa em educação científica e matemática no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2011.

BATISTA, I. de L. HEERDT, B.; KIKUCHI, L. A.; CORRÊA, M. L.; BARBOSA, R. G.; BASTOS, V. C. Saberes docentes e invisibilidade feminina nas Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

CARNEIRO, M. H. S.; GASTAL, M. L. História e filosofia das ciências no ensino de biologia. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, 2005.

CAVALLI, M. B.; MEGLHIORATTI, F. A. A participação da mulher na ciência: um estudo da visão de estudantes por meio do teste DAST. Actio: Docência em Ciências, v. 3, n. 3, 2018.

COSTA, A. F. da; FERNANDES L. H. Representação da Mulher Cientista nos Livros Didáticos de Ciências da década de 2010 a 2017. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2019.

CRICK, F. What mad pursuit: A personal view of scientific discovery. New York: Basic Books, 1988.

DA SILVA, A. A.; VIANA, A.; JUSTINA, L. A. D.; Um estudo sobre o DNA no ensino médio: história da ciência e CTS. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 2, p. 136-163, 2016.

DA SILVA, M. R. As controvérsias a respeito da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice. Scientia e Studia, v. 8, p. 69-92, 2010a.

DA SILVA, M. R. Maurice Wilkins e a polêmica acerca da participação de Rosalind Franklin na construção do modelo da dupla hélice do DNA. Filosofia e História da Biologia, v. 5, n. 2, p. 369-384, 2010b.

DA SILVA, M. R. PASSOS, M. M.; BOAS, A. V.; A história da dupla hélice do DNA nos livros didáticos: suas potencialidades e uma proposta de diálogo. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, p. 599-616, 2013.

DA SILVA, M. R. Rosalind Franklin e seu papel na construção do modelo da dupla-hélice do DNA. Filosofia e História da Biologia, v. 2, p. 297, 2007.

DE LIMA ANTERO, N. K. “Mulheres na ciência, por que tão poucas?” Reflexões em torno da epistemologia feminista. Revista Rascunhos Feministas, v. 9, n. 17, p. 9-21, 2018.

EL-HANI, C. N. Notas sobre o ensino de história e filosofia da ciência na educação científica de nível superior. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 3-21, 2006.

ELKIN, L. O. Rosalind Franklin and the double helix. Physics Today, v. 56, n.3, p. 42-48, 2003.

FERREIRA, P. F. M.; JUSTI, R. S.; A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 6, p. 38-50, 2004.

FERREIRA, R. A história da descoberta da estrutura do DNA. São Paulo: Odysseus, 2003.

FRANÇA, B. S.; AUGUSTO, T. G. da S. DNA, a molécula da hereditariedade: história da ciência na formação continuada de professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 1, p. 117-138, 2021.

FRANKLIN, R.; GOSLING, R. Molecular Configuration in Sodium Thymonucleate. Nature, 171, p. 740–741, 1953.

GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Análise Textual Discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006.

GANN, A.; WITKOWSKI, J. The lost correspondence of Francis Crick. Nature, v. 467, n. 7315, p. 519-524, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLYNN, J. Remembering my sister Rosalind Franklin. The Lancet, v. 379, n. 9821, p. 1094-1095, 2012.

GUARNIERI, P. V.; LEITE, M. R. V.; CORTELA, B. S. C.; GATTI, S. R. T. História e filosofia da ciência na educação básica: reflexões a partir da Base Nacional Comum Curricular. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 2, 2021.

HEERDT, B.; BATISTA, I. L. Saberes docentes: mulheres na ciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2017.

HEERDT, B.; BATISTA, I. L. Possíveis relações entre HFC, concepção da Natureza da Ciência e a questão do gênero feminino na formação docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC 2011.

HEERDT, B.; BATISTA, I. L. Saberes docentes: Natureza da Ciência e as relações de gênero na Educação Científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10. Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2015.

IGNOTOFSKY, R. As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo. São Paulo: Editora Blucher, 2017.

KERLINGER, F. N. Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais: Um tratamento conceitual. 11. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda. - E.P.U, 2009.

LETA, J. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contrastes e um perfil de sucesso. Estudos avançados, v. 17, p. 271-284, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.

MADDOX, B. Rosalind Franklin: The dark lady of DNA. New York: Harper Collins, 2002.

MARTINS, L. A. P. A História da Ciência e o Ensino de Biologia. Ciência e Ensino, n. 7, 1998, p.18-21.

MATTHEWS, M. R. Science teaching: the role of history and philosophy of science. New York: Routledge, 1994.

OLIVEIRA, L.; SANTOS, M.; BICALHO; H.; JUSTI; R. Mulheres nas Ciências como temática para uma Feira de Ciência: investigando perspectivas de estudantes do Ensino Médio relacionadas a algumas pós-verdades. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1404-1439, 2020.

OLIVEIRA, T. H. G. de; SANTOS, N. F. dos; BELTRAMINI, L. M. O DNA: uma sinopse histórica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, v. 1677, p. 2318.

ORTIZ, E., DA SILVA, M. R. O uso de pseudo-histórias no Ensino de Ciências: o caso da participação da Rosalind Franklin na construção do modelo helicoidal do DNA. In: ENCONTRO

NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2015.

PAULING, L.; COREY, R. B. A Proposed Structure For The Nucleic Acids. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 39, n. 2, 1953.

PEREIRA, A. C. F.; FAVARO, N. História da mulher no ensino superior e suas condições atuais de acesso e permanência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., Anais Eletrônicos [...]. Paranavaí, 2017.

PINHO, M. J. S; SOUZA, A. M. F. L. Gênero em Coleções de Livros Didáticos de Biologia. Revista Feminismos, Salvador, v. 2, n. 3, 2014.

SCHEID, N. M. J.; DELIZOICOV, D.; FERRARI, N. A proposição do modelo de DNA: um exemplo de como a história da ciência pode contribuir para o ensino de genética. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 4., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2003.

SCHEID, N. M. J.; FERRARI, N.; DELIZOICOV, D. A construção coletiva do conhecimento científico sobre a estrutura do DNA. Ciência & Educação, v. 11, p. 223-233, 2005.

SILVA LAVARDA, T. C. F. da; PEREIRA, P. B. Mulheres na ciência: construção de sentidos sobre a igualdade de gênero no Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 12., Anais Eletrônicos [...]. SP: ABRAPEC, 2019.

SILVA, J. D. C.; KANOUTÉ, T. B. O caso de Rosalind Franklin e a fotografia 51: como as relações de gênero permeiam o empreendimento científico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 8., Belém. Anais Eletrônicos [...]. GO: SBENBIO, 2018.

SLONGO, I. I. P. História da ciência e ensino: contribuições para a formação do professor de biologia. 1996. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

SOARES, T. A. Mulheres em ciência e tecnologia: ascensão limitada. Química Nova, v. 24, p. 281-285, 2001.

SOARES, Z.; MENDES, M.; FREITAS, A. Percepções de estudantes do Ensino Médio sobre a presença das mulheres na Ciência. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 1, p. 1-19, 2021.

SOUTO, U. R.; SANTOS, J. R. dos; BORGES, A. A. Proposta de modelo da dupla hélice do DNA em um contexto histórico. Revista da Sbenbio, v. 9, p. 1482-1491, 2016.

SOUTO, Ú. R; DOS SANTOS, J. R; BORGES, A. A. Contribuições da história da ciência para a compreensão do conhecimento científico acerca da molécula de DNA. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 6, 2017.

TOLENTINO, P. C.; ARTONI, R. F.; PILEGGI, S. A. V. Concepções de Ciências de Licenciandos em Biologia a partir da abordagem histórica do descobrimento do DNA, In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 4., Anais Eletrônicos [...]. GO: SBENBIO, 2012.

WATSON, J. D. The Double Helix: A Personal Account of the Discovery of the Structure of DNA, Editora: Signet Book, 1968.

WATSON, J. D.; CRICK, F. H. Molecular structure of nucleic acids: a structure for deoxyribose nucleic acid. Nature, v. 171, p. 737-738, 1953.

WILKINS, M. H. F.; STOKES; A. R.; WILSON, H. R. Molecular Structure of Nucleic Acids: Molecular Structure of Deoxypentose Nucleic Acids. Nature, v. 171, p. 738–740, 1953.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos