Evidências do pensamento químico manifestadas por licenciandos em uma atividade experimental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91762

Palavras-chave:

Experimentação, Pensamento químico, Ensino de química, Licenciandos

Resumo

O Ensino de Química restringe-se, muitas vezes, a uma coleção de tópicos bem definidos, o que acaba não desenvolvendo modos de pensar, habilidades para a tomada de decisão e resolução de problemas inerentes dessa ciência. Nesta investigação, elaboramos e desenvolvemos atividades experimentais investigativas realizadas em aulas remotas, buscando: i) evidenciar aspectos do Pensamento Químico manifestados por estudantes nestas aulas; ii) definir características das variáveis de progresso do Pensamento Químico para a atividade experimental em questão. Analisamos dados de uma atividade experimental, desenvolvida com licenciandos, referente ao tópico de conservação de massas em processos químicos seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo e utilizando categorias definidas a priori. A atividade elaborada permitiu que os licenciandos transitassem por algumas variáveis de progresso do Pensamento Químico, utilizando-as para interpretar situações relevantes da sociedade. Neste contexto, desenvolver o Pensamento Químico dos estudantes consiste em propor situações de aprendizagem nas quais estes tenham oportunidades de pensar, construir e usar modelos, representar sistemas e processos, gerar explicações e abordar problemas relevantes em nosso cotidiano.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

FABIELE Cristiane Dias BROIETTI, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química

Ensino de Química

Referências

AFONSO, A. F.; SILVA, A. C. A.; REIS, R. C.; FLORENTINO, J. V. Um estudo das habilidades relacionadas ao conhecimento químico presentes na Base Nacional Comum Curricular. Revista e-Curriculum, v. 20, n. 2, p. 629-645, 2022.

ALMEIDA, F. G.; BROIETTI, F. C. D. Explorando o pensamento químico de licenciandos em aulas experimentais remotas. Química Nova na Escola, v. 45, n. 1, p. 69-84, 2023.

ANDERSSON, B. Pupils’ Conceptions of Matter and its Transformations (age 12-16). Studies in Science Education, v.18, p. 53-58, 1990.

BANKS, G.; CLINCHOT, M.; CULLIPHER, S.; HUIE, R.; LAMBERTZ, J.; LEWIS, R.; NGAI, C.; SEVIAN, H.; SZTEINBERG, G.; TALANQUER, V.; WEINRICH, M. Uncovering Chemical Thinking in Students’ Decision Making: A Fuel-Choice Scenario. Journal of Chemical Education, v. 92, n. 10, p. 1610–1618, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química a ciência central. 9ª ed.; Pearson Prentice Hall do Brasil, 2008.

BURKE, K. A.; GREENBOWE, T. J.; HAND, B. M. Implementing the Science Writing Heuristic in the Chemistry Laboratory. Journal of Chemical Education, v. 83 n. 7, p. 1032-1038, 2006.

CHAMIZO, J. A. Technochemistry: one of the chemists’ ways of knowing. Foundations of Chemistry, v.15, n.2, p.157-170, 2013.

CHEMICAL EDUCATION XCHANGE. Chemical Thinking. 2020. Disponível em: <https://www.chemedx.org/article/chemical-thinking>. Acesso em: 20 de jun. de 2022.

DOTTI, M. Analogia e mediação docente no processo de ensino e aprendizagem de equilíbrio químico. Educação en punto de vista, v. 2, n. 2, p. 125-141, 2018.

HIRAYAMA, P.; PORTO, P. A. Elementos de História e Filosofia da Química Segundo Professores do Ensino Médio: relações química/sociedade. Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, v.2, n.1, p.1-27,2021.

JOHNSTONE, A. H. Teaching of chemistry: Logical or psychological? Chemical Education:

Research and Practice in Europe, v. 1, n.1, p. 9 -15, 2000.

JOHNSTONE, A. H. The Future Chape of Chemistry Education. Chemistry Education: Research and Practice, v. 5, n. 3, 2004.

LAMBACH, M.; MARQUES, C. A. Lavoisier e a influência nos estilos de Pensamento Químico: contribuições ao ensino de química contextualizado sócio-historicamente. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Química, v. 14, n. 1, p. 9-30, 2014.

MORTIMER, E. F.; MIRANDA, L. C. Transformações: concepções de estudantes sobre reações químicas. Química Nova na Escola, n.2, p.23-26, 1995.

NRC. National Research Council. Beyond the molecular frontier: challenges for chemistry and chemical engineering, Washington, D.C.: National Academy Press, 2003.

MARTINS, I. P.; MALAQUIAS, I.; OLIVEIRA, J. Tabela periódica, Mendellev e educação CTS – o caso de uma exposição pública. Indagatio Didactica, v. 12, n. 4, p. 57-72, 2020.

PAULETTI, F.; FENNER, R. D. S.; ROSA, M. P. A. Contextualizando o ensino da química nas raizes históricas da evolução do conhecimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 63, p. 14–32, 2015.

PEREIRA, A. S.; VITURINO, J. P.; ASSIS, A. O uso de indicadores naturais para abordar a experimentação investigativa problematizadora em aulas de Química. Educação Química em Punto de Vista, v. 1, n. 2, P. 135-148, 2017.

PEREIRA, L. L. S.; CURADO, T. C.; BENITE, A. M. C. A elaboração conceitual de Química em uma perspectiva bilíngue: Um estudo a partir da educação de surdos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 22, p. 1-26, 2021.

REZENDE, B. de P.; SILVA, A. C. A. da. Análise das representações em experimentos químicos de livros didáticos. Revista Educação em Foco, v. 27, p.1-29, 2022.

REZENDE, B. de P.; SILVA, A. C. A. da. Análise dos roteiros de atividades experimentais nos livros didáticos de Química: um estudo das representações e dos níveis do pensamento químico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 17, n. 39, p. 46-60, 2021.

SEVIAN, H.; TALANQUER, V. Rethinking chemistry: a learning progression on chemical thinking. ChemistryEducationResearchandPractjournal, n. 15, p. 10-23, 2014.

SILVA, R. M. G. Conhecimentos químicos no ensino de ciências das séries iniciais do ensino fundamental: uma forma de desenvolver o Pensamento Químico. Ensino em Re-vista, v. 16, n. 1, p. 91-103, 2009.

SILVA, R. S.; DEL PINO, J. C. Transformações químicas: as noções dos estudantes a explicarem fatos de uma história. Pesquisa em Foco, v.21, n.1, p.67-78, 2016.

SJÖSTRÖM, J.; TALANQUER, V. Eco-reflexive chemical thinking and action. Current Opinion. GREEN AND SUSTAINABLE CHEMISTRY, v. 13, p. 16-20, 2018.

SOUZA, F. L., AKAHOSHI, L. H., MARCONDES, M. E. R., do CARMO, M. P. Atividades experimentais investigativas no ensino de química. GEPEQ. Grupo de Pesquisa em Educação Química. São Paulo: Secretaria da Educação, 2013.

SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.8, n. 2, p. 1-22, 2009.

TALANQUER, V.; POLLARD, J. Let’s teach how we think instead of what we know. Chemistry Education Research and Practice, v. 11, p. 74–83, 2010.

TALANQUER, V. School chemistry: the need for transgression. Science & Education, v. 22, p. 1757–1773, 2013.

TALANQUER, V. Assessing for Chemical Thinking. In: SCHULTZ M., SCHMID S., LAWRIE G. Research and Practice in Chemistry Education: Advances from the 25th IUPAC International Conference on Chemistry Education. Singapore: Springer, 2019. p. 123-133.

WENZEL, J. S. A leitura de textos de divulgação científica na constituição de professores de química. Interfaces da educação, v. 9. n. 27, p. 232-252, 2018.

ZUCCO, C. Química para um mundo melhor. Química Nova, v. 34. n. 5, p. 733, 2011.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos