Evidências do pensamento químico manifestadas por licenciandos em uma atividade experimental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e91762

Palabras clave:

Experimentação, Pensamento químico, Ensino de química, Licenciandos

Resumen

O Ensino de Química restringe-se, muitas vezes, a uma coleção de tópicos bem definidos, o que acaba não desenvolvendo modos de pensar, habilidades para a tomada de decisão e resolução de problemas inerentes dessa ciência. Nesta investigação, elaboramos e desenvolvemos atividades experimentais investigativas realizadas em aulas remotas, buscando: i) evidenciar aspectos do Pensamento Químico manifestados por estudantes nestas aulas; ii) definir características das variáveis de progresso do Pensamento Químico para a atividade experimental em questão. Analisamos dados de uma atividade experimental, desenvolvida com licenciandos, referente ao tópico de conservação de massas em processos químicos seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo e utilizando categorias definidas a priori. A atividade elaborada permitiu que os licenciandos transitassem por algumas variáveis de progresso do Pensamento Químico, utilizando-as para interpretar situações relevantes da sociedade. Neste contexto, desenvolver o Pensamento Químico dos estudantes consiste em propor situações de aprendizagem nas quais estes tenham oportunidades de pensar, construir e usar modelos, representar sistemas e processos, gerar explicações e abordar problemas relevantes em nosso cotidiano.

Biografía del autor/a

Fernanda Garcia de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL.

FABIELE Cristiane Dias BROIETTI, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Química

Ensino de Química

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Archivos adicionales

Publicado

2023-11-24

Número

Sección

Artigos