Estudo de artigos originais de pesquisa sobre biocombustíveis: compreensão textual de graduandos em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e%2091841

Palavras-chave:

Compreensão textual, Ensino superior, Química

Resumo

Trabalhos da literatura destacam a importância da comunicação científica em cursos de graduação em química. No presente artigo, objetivamos investigar a compreensão textual de artigos originais de pesquisa sobre biocombustíveis por discentes de um curso de bacharelado em química, a partir da preparação de slides que serviram de suporte para a apresentação de exposições orais. A análise foi pautada nos trabalhos de Marcuschi e desencadeada pela identificação das operações de retextualização empregadas na passagem dos textos dos artigos para os slides. Posteriormente, estabelecemos relações entre o processo de retextualização e os horizontes de compreensão textual. Os resultados apontaram que os graduandos utilizaram operações que demonstram considerável compreensão dos textos. Inferimos que a elaboração de slides como material de apoio para exposições orais ocorreu sem prejuízos ao propósito comunicativo dos autores dos artigos, na maior parte das vezes, e que há a necessidade da realização de mais atividades dessa natureza ao longo do curso.

Biografia do Autor

Flávia Gabriele Sacchi, Universidade de São Paulo

Licenciada em Química pela Universidade Federal de São Carlos, mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo e especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo. Atua como professora do Serviço Social da Indústria (SESI-SP).

Patrícia Fernanda de Oliveira Cabral, Universidade Estadual Paulista

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alfenas, mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo e doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Atua como professora no Departamento de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus Bauru.

Referências

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 16. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

CABRAL, P. F. O. Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química. Tese de doutorado em Ciências – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

DASCAL, M. A relevância do mal-entendido. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 11, p. 199-217, 1986.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004a. p. 95-128.

DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; PIETRO, J-F.; ZAHND, G. A exposição oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004b. p. 215-246.

FERNANDES JÚNIOR, V. J.; ARAÚJO, A. S.; VINHAFO, F. S.; PIVESSO, P. R. Caracterização de resíduo sólido formado em biodiesel de sebo bovino. Química Nova, São Paulo, v. 35, n. 10, p. 1901-1906, 2012.

FROEHNER, S.; LEITHOLD, J.; LIMA JÚNIOR, L. F.. Transesterificação de óleos vegetais: caracterização por cromatografia em camada delgada e densidade. Química Nova, São Paulo, v. 30, n. 8, p. 2016-2019, 2007.

MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLVIEIRA, J. P.; ANTUNES, P. W. P.; PINOTTI, L.. M.; CASSINI, S. T. A.. Caracterização físico-química de resíduos oleosos do saneamento e dos óleos e graxas extraídos visando a conversão em biocombustíveis. Química Nova, v. 37, n. 4, p. 597-602, 2014.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. Química Nova, v. 31, n. 5, p. 1263-1270, 2008.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de química. Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v. 4, n.1, p. 89-115, 2011.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química. Química Nova, v. 35, n. 4, p. 851-857, 2012.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 1, p. 142-166, 2015a.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação científica no ensino superior de química: uma revisão. Química Nova, v. 38, n. 4, p. 553-562, 2015b.

OLIVEIRA, J. R. S.; QUEIROZ, S. L. Comunicação e linguagem científica: guia para estudantes de química. 2 ed. Campinas: Editora Átomo, 2017.

SANTOS, A. M. T. A retextualização na construção do discurso jurídico acadêmico. Dissertação de Mestrado em Ciências da Linguagem - Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2006.

SILVA, A. V. L. Com a palavra, o aluno: processos de retextualização na exposição oral acadêmica. Tese de Doutorado em Linguística - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos