Feira de matemática como terceiro espaço formativo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Professora Sandra Moreno de Assis Santos Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT https://orcid.org/0000-0002-7477-6472

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e92193

Palavras-chave:

Feira de matem, Terceiro espa, Aproxima, Articula

Resumo

Neste artigo, objetivamos explicitar os aspectos que caracterizam as Feiras de Matemática, como “terceiro espaço formativo” de professores que ensinam Matemática. Utilizamos como referencial teórico o conceito de “Terceiro Espaço”, elucidado por Zeichner (2010). Os dados foram constituídos por meio de um questionário online (Google Forms) respondido por 57 professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, orientadores de trabalhos apresentados na I Feira de Matemática de Barra do Bugres – I FEMABB, realizada em 2019. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo, elucidados por Bardin (1977) e Rodrigues (2019). Assim, realizamos um movimento dialógico entre os dados e a literatura pertinente, o qual nos proporcionou a compreensão de que as Feiras de Matemática se caracterizam como um “terceiro espaço formativo” para professores que ensinam Matemática, pois contempla as duas condições: (i) aproximação entre universidade e escola, e (ii) articulação teoria-prática – propostas por Zeichner (2010) para a constituição de um “Terceiro Espaço” na formação de professores.

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática.

Professora Sandra Moreno de Assis Santos, Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT

Professora efetiva com experiência na área de Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lotada pela Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PPGECM da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em 2022. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas: GEPEME – UNEMAT; Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2005). Possui graduação em Pedagogia na modalidade Licenciatura Plena para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005); E- mail: sandrabbu12@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7477-6472

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Arquivos adicionais

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos