Feira de matemática como terceiro espaço formativo de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

Autores/as

  • Márcio Urel Rodrigues Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • SANDRA Moreno de Assis Santos2 Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT https://orcid.org/0000-0002-7477-6472

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e92193

Palabras clave:

Feira de matem, Terceiro espa, Aproxima, Articula

Resumen

En este artículo pretendemos explicar los aspectos que caracterizan a las Ferias de Matemáticas como un “tercer espacio de formación” para los docentes que enseñan Matemáticas. Utilizamos como referente teórico el concepto de “Tercer Espacio”, dilucidado por Zeichner (2010). Los datos fueron constituidos a través de un cuestionario en línea (Google Forms) respondido por 57 profesores que enseñan Matemáticas en los primeros años de la Enseñanza Fundamental, asesores de trabajos presentados en la I Feria de Matemáticas de Barra do Bugres - I FEMABB, realizada en 2019. Los datos fueron analizados utilizando algunos conceptos de Análisis de Contenido, dilucidados por Bardin (1977) y Rodrigues (2019). Así, realizamos un movimiento dialógico entre los datos y la literatura relevante, que nos permitió comprender que las Ferias de Matemáticas se caracterizan como un “tercer espacio de formación” para los docentes que enseñan Matemáticas, pues contempla dos condiciones: (i) aproximación entre universidad y escuela, y (ii) articulación teoría-práctica – propuesta por Zeichner (2010) para la constitución de un “Tercer Espacio” en la formación docente.

Biografía del autor/a

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática.

SANDRA Moreno de Assis Santos2, Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT

Professora efetiva com experiência na área de Educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Lotada pela Secretaria de Educação e Cultura -SMEC no município de Barra do Bugres -MT. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PPGECM da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT em 2022. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática nas Escolas: GEPEME – UNEMAT; Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2005). Possui graduação em Pedagogia na modalidade Licenciatura Plena para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2005); E- mail: sandrabbu12@gmail.com, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7477-6472

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Archivos adicionales

Publicado

2023-11-24

Número

Sección

Artigos