Representações de Conceitos Matemáticos nos Primeiros Anos do Ensino Escolar: Análise dos Erros dos Alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93256

Palavras-chave:

Erros matemáticos, Representações matemáticas, Análise de erros, Educação matemática, Anos iniciais

Resumo

Neste artigo analisamos os erros matemáticos dos alunos dos primeiros anos de ensino na escola brasileira. Para atingir este objetivo, desenvolvemos um questionário com oito problemas matemáticos que incluíam operações básicas. Esse instrumento foi distribuído a 76 alunos da terceira série de três turmas diferentes de três escolas diferentes. Para entender o que causou os erros, analisamos cada questão. Para realizar essas análises, usamos as seguintes categorias: Erros devido a dificuldades de linguagem; Erros devido a dificuldades na obtenção de informações espaciais; Erros devido a associações incorretas ou rigidez de pensamento; Erros devido à aplicação de regras ou estratégias irrelevantes; Erros devido ao baixo domínio de habilidades, fatos e conceitos pré-requisitos; Reprodução incorreta da tarefa; Erro de contagem; Erros na montagem de operações aritméticas; Erros no resumo com valores maiores que dez; e erros de subtração específicos. Acreditamos que usar os erros como motivação pode melhorar a compreensão da matemática pelos alunos. Procuramos ajudar professores (e pesquisadores) a identificar a maioria dos erros cometidos pelos alunos para reconhecê-los em suas aulas. Os resultados indicaram que alguns dos erros mais comuns dos alunos dialogam com o que a literatura aponta, isto é, dificuldade em traduzir o problema para a linguagem matemática; dificuldades em usar os algoritmos das operações e dificuldades em compreender o que o problema está pedindo.

Biografia do Autor

Rúbia Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Associada do Departamento de Matemática, e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM), IGCE/Unesp. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2000); Mestrado (2002), Doutorado (2007) e Livre-Docência (2017) em Educação Matemática (UNESP). É líder do grupo de pesquisa “teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática” e vice-líder do grupo de pesquisa “PECIMAT – Tecnologias Digitais em Educação Matemática”. Tem experiência de mais de 20 anos no Ensino Superior, em especial na formação de professores. Suas pesquisas abordam Geometria, tecnologia e, atualmente, o foco está na análise de livros didáticos de Matemática. Tem compartilhado os resultados de pesquisa em artigos, capítulos de livros e nos livros: “Educação à Distância online” (Autêntica), Online Distance Education” (Sense Publishers), e "Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática" (Mercado de Letras). Tem atuado também em programas da graduação, tendo coordenado o PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em três editais; Núcleo de Ensino; e atualmente é tutora do PET – Programa de Educação Tutorial. É participante ativa da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, tendo coordenado o Grupo de Trabalho “Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância” (GT 6) e atualmente é vice coordenadora do Grupo de Trabalho “Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio” (GT 2).

Lucas Carato Mazzi , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática, IGCE/Unesp, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) do
mesmo instituto. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). Desenvolveu um estágio de Pós-Doutoramento no PPGEM (mar/2019 a fev/2023). É vice-líder do grupo de pesquisa "DIEEM - Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática". Tem experiência como professor do Ensino Superior e da Educação Básica (nos anos finais do Ensino Fundamental; no Ensino Médio; Ensino Técnico e na EJA). No âmbito da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Suas pesquisas têm sido desenvolvidas nas seguintes temáticas: Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica; Justiça Social e Análise de Livros Didáticos. É autor do livro "Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática" (Amaral et. al, 2022 – Mercado de Letras) e criador do Podcast Acadêmico “Café, prosa e Educação Matemática” (Spotify).

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Publicado

2024-08-15

Edição

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Artigos