Mathematical Concept Representations in the Early Years of School: Analyzing Student’s Errors

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93256

Palabras clave:

Math errors, Mathematical representations, Error analysis, Mathematics education, Early years

Resumen

En este trabajo analizamos los errores matemáticos de alumnos de los primeros años de enseñanza en escuelas brasileñas. Para lograr este objetivo, desarrollamos un cuestionario con ocho problemas matemáticos que incluían operaciones básicas. Este instrumento se distribuyó a 76 estudiantes de tercer grado de tres clases diferentes en tres escuelas diferentes. Para comprender qué causó los errores, analizamos cada problema. Para realizar estos análisis, utilizamos las siguientes categorías: Errores debido a dificultades de idioma; Errores por dificultades en la obtención de información espacial; Errores debido a asociaciones incorrectas o rigidez de pensamiento; Errores debido a la aplicación de reglas o estrategias irrelevantes; Errores debido a un dominio deficiente de las habilidades, los hechos y los conceptos necesarios; Reproducción incorrecta de tareas; error de conteo; Errores en el montaje de operaciones aritméticas; Errores en el resumen con valores mayores a diez; y errores de resta específicos. Creemos que usar los errores como motivación puede mejorar la comprensión de las matemáticas por parte de los estudiantes. Intentamos ayudar a los profesores (e investigadores) a identificar la mayoría de los errores cometidos por los alumnos para poder reconocerlos en sus clases.

Biografía del autor/a

Rúbia Amaral, Universidad Estatal Paulista

Professora Associada do Departamento de Matemática, e do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM), IGCE/Unesp. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2000); Mestrado (2002), Doutorado (2007) e Livre-Docência (2017) em Educação Matemática (UNESP). É líder do grupo de pesquisa “teorEMa – Interlocuções entre Geometria e Educação Matemática” e vice-líder do grupo de pesquisa “PECIMAT – Tecnologias Digitais em Educação Matemática”. Tem experiência de mais de 20 anos no Ensino Superior, em especial na formação de professores. Suas pesquisas abordam Geometria, tecnologia e, atualmente, o foco está na análise de livros didáticos de Matemática. Tem compartilhado os resultados de pesquisa em artigos, capítulos de livros e nos livros: “Educação à Distância online” (Autêntica), Online Distance Education” (Sense Publishers), e "Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática" (Mercado de Letras). Tem atuado também em programas da graduação, tendo coordenado o PIBID – Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, em três editais; Núcleo de Ensino; e atualmente é tutora do PET – Programa de Educação Tutorial. É participante ativa da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, tendo coordenado o Grupo de Trabalho “Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância” (GT 6) e atualmente é vice coordenadora do Grupo de Trabalho “Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio” (GT 2).

Lucas Carato Mazzi , Universidad Estatal Paulista

Professor Assistente Doutor do Departamento de Matemática, IGCE/Unesp, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM) do
mesmo instituto. Possui Licenciatura em Matemática (UNESP, 2011); Mestrado em Educação Matemática (UNESP, 2014); Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP, 2018). Desenvolveu um estágio de Pós-Doutoramento no PPGEM (mar/2019 a fev/2023). É vice-líder do grupo de pesquisa "DIEEM - Diálogos e Indagações sobre Escolas e Educação Matemática". Tem experiência como professor do Ensino Superior e da Educação Básica (nos anos finais do Ensino Fundamental; no Ensino Médio; Ensino Técnico e na EJA). No âmbito da pesquisa, tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Suas pesquisas têm sido desenvolvidas nas seguintes temáticas: Educação Financeira sob uma perspectiva Crítica; Justiça Social e Análise de Livros Didáticos. É autor do livro "Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática" (Amaral et. al, 2022 – Mercado de Letras) e criador do Podcast Acadêmico “Café, prosa e Educação Matemática” (Spotify).

Citas

BATHELT, R. Erros e concepções de alunos sobre a ideia de número (Master’s thesis). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brazil, 1999.

BATISTA, C. G. Fracasso escolar: Análise de erros em operações matemáticas. Zetetiké, v. 3, n. 4, p. 61-72, 1995.

BORASI, R. Alternative perspectives on the educational uses of error. In: Comissionn Internationale Pour L’étude et L’amélioration de L’enseignement des Mathématiques. 39., 1987, Sherbrooke, Canada. Proceedings… Sherbrooke, Canada, p. 1-12, 1987.

BORASI, R. Reconceiving mathematics instruction: A focus on errors. Norwood, NJ: Ablex, 1996.

BRASIL. Pró-letramento– Apresentação. Ministério da Educação. 2014. Retrieved from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12346&Itemid=698.

CURY, H. N. Análise de erros: O que podemos aprender com as respostas dos alunos. Belo Horizonte, Brazil: Autêntica, 2007.

GUILLERMO, M. A. S. Problemas algebraicos de los egresados de educación secundaria. Educación Matemática, v. 4, n. 3, p. 43-50, 1992.

LOPES, S.; KATO, L. A Leitura e a interpretação de problemas de Matemática no ensino fundamental. Algumas estratégias de apoio. Portal Dia a dia Educação: Curitiba, 2011.

MENDES, I. M. Os significados do erro na práxis pedagógica da Matemática nos anos iniciais de escolarização. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

OECD. Literacy skills for the world of tomorrow: Further results from PISA 2000, 2003.Retrieved from: http://www.oecd.org/edu/school/programmeforinternationalstudentassessmentpisa/33690591.pdf.

OSER, F.; SPYCHIGER, M. Lernen ist schmerzhaft: zur Theorie des Negativen Wissens und zur Praxis der Fehlerkultur. Weinheim, Germany: Beltz, 2005.

RACH, S.; UFER, S.; HEINZE, A. Learning from errors: Effects of teachers’ training on students’ attitudes towards and their individual use of errors. PNA, v. 8, n. 1, p. 21-30, 2013.

RADATZ, H. Error analysis in mathematics education. Journal for Research in Mathematics Education, v. 10, n. 3, p. 163-172, 1979.

RAMOS, M. L. P. D. A importância da análise didática dos erros matemáticos como estratégia de revelação das dificuldades dos alunos. Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 10, n. 1, p.132-149, 2015.

SMITH, R. R. Three major difficulties in the learning of demonstrative geometry. Mathematics Teacher, v. 33, 99-134, 150-17, 1940.

YOUNG, R. M.; O’SHEA, T. Errors in children's subtraction. Cognitive Science,v. 5, n. 2, p. 153-177, 1981.

Publicado

2024-08-15

Número

Sección

Artigos