Representações de Conceitos Matemáticos nos Primeiros Anos do Ensino Escolar: Análise dos Erros dos Alunos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93256Palavras-chave:
Erros matemáticos, Representações matemáticas, Análise de erros, Educação matemática, Anos iniciaisResumo
Neste artigo analisamos os erros matemáticos dos alunos dos primeiros anos de ensino na escola brasileira. Para atingir este objetivo, desenvolvemos um questionário com oito problemas matemáticos que incluíam operações básicas. Esse instrumento foi distribuído a 76 alunos da terceira série de três turmas diferentes de três escolas diferentes. Para entender o que causou os erros, analisamos cada questão. Para realizar essas análises, usamos as seguintes categorias: Erros devido a dificuldades de linguagem; Erros devido a dificuldades na obtenção de informações espaciais; Erros devido a associações incorretas ou rigidez de pensamento; Erros devido à aplicação de regras ou estratégias irrelevantes; Erros devido ao baixo domínio de habilidades, fatos e conceitos pré-requisitos; Reprodução incorreta da tarefa; Erro de contagem; Erros na montagem de operações aritméticas; Erros no resumo com valores maiores que dez; e erros de subtração específicos. Acreditamos que usar os erros como motivação pode melhorar a compreensão da matemática pelos alunos. Procuramos ajudar professores (e pesquisadores) a identificar a maioria dos erros cometidos pelos alunos para reconhecê-los em suas aulas. Os resultados indicaram que alguns dos erros mais comuns dos alunos dialogam com o que a literatura aponta, isto é, dificuldade em traduzir o problema para a linguagem matemática; dificuldades em usar os algoritmos das operações e dificuldades em compreender o que o problema está pedindo.
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