Processos de raciocínio mobilizados por estudantes de CDI na construção do conceito da integral de Riemann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93431

Palavras-chave:

Ensino de cálculo diferencial e integral, Integrais definidas, Integrais de Riemann, Processos de raciocínio matemático

Resumo

Neste trabalho, pretendemos identificar os processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes de Engenharia de uma Universidade Pública do Paraná ao resolverem uma tarefa matemática e compreender o modo como tais processos contribuem para a elaboração de algumas das camadas de conhecimentos associadas às Integrais de Riemann. Para tal, consideramos dados coletados no trabalho com uma tarefa exploratória envolvendo Somas de Riemann. Este trabalho se desenvolve em uma perspectiva qualitativa, de cunho interpretativo. Acerca dos processos de raciocínio matemático mobilizados, os estudantes buscaram por conjecturas, que em alguns momentos foram refutadas, tendo assim a necessidade de buscar novas conjecturas e justificativas. Posteriormente, os estudantes formularam uma generalização para a conjectura já justificada. Tais processos ativaram elementos de duas camadas essenciais para compreender a estrutura da Integral de Riemman, a constar, a Camada do Produto e Camada da Soma.

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Eliane Maria de Oliveira Araman, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio.

Ana Júlia da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Cornélio Procópio.

Tainá Taiza de Araujo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professora da Educação Básica (SEED/PR).

Arnold Vinícius Prado Souza, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Alex Sandro de Castilho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos