Aproximando pedagogia libertadora, educação CTSA crítica e ensino por QSC para ações sociopolíticas e socioambientais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93732Palavras-chave:
Ensino de ciências, Formação crítica, Pedagogia freiriana, Temas controversosResumo
O presente artigo buscou mostrar como linhas de educação científica que utilizam a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) se aproximam teórica e metodologicamente à proposta de educação libertadora e problematizadora de Paulo Freire. Buscou-se compreender essas aproximações, tendo como referência, para análise e discussões, os conceitos freirianos de ontologia humana, problematização e práxis autêntica. Percebeu-se que as linhas analisadas incorporam uma concepção ontológica do ser humano compatível com a ontologia humana adotada por Freire, e tomam a realidade como ponto de partida para a ação educativa, tendo o desenvolvimento ético-moral e emocional dos/das educandos/educandas como um dos princípios fundadores de sua formação crítica. Além disso, tomam a problematização como meio de análise e investigação da realidade, incorporando, de alguma forma, o princípio da reflexão-ação (práxis autêntica). Portanto, as aproximações aqui discutidas possibilitam uma abordagem integrada para currículos de educação científica fundamentados na educação crítica.
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