Aproximando pedagogia libertadora, educação CTSA crítica e ensino por QSC para ações sociopolíticas e socioambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93732

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Formação crítica, Pedagogia freiriana, Temas controversos

Resumo

O presente artigo buscou mostrar como linhas de educação científica que utilizam a perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e a abordagem de questões sociocientíficas (QSC) se aproximam teórica e metodologicamente à proposta de educação libertadora e problematizadora de Paulo Freire. Buscou-se compreender essas aproximações, tendo como referência, para análise e discussões, os conceitos freirianos de ontologia humana, problematização e práxis autêntica. Percebeu-se que as linhas analisadas incorporam uma concepção ontológica do ser humano compatível com a ontologia humana adotada por Freire, e tomam a realidade como ponto de partida para a ação educativa, tendo o desenvolvimento ético-moral e emocional dos/das educandos/educandas como um dos princípios fundadores de sua formação crítica. Além disso, tomam a problematização como meio de análise e investigação da realidade, incorporando, de alguma forma, o princípio da reflexão-ação (práxis autêntica). Portanto, as aproximações aqui discutidas possibilitam uma abordagem integrada para currículos de educação científica fundamentados na educação crítica.

Biografia do Autor

Pedro Nascimento Melo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UCSAL, mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela (UFBA) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atuou como Professor da rede pública estadual da Bahia e da UCSAL até 2009. Atuou também na formação continuada de professores de educação básica de várias redes municipais do estado a Bahia. Ocupa o cargo de professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com ingresso em 2009, onde atua como coordenador do PIBID-Biologia e coordenador de área de Conhecimento, tendo ocupado também o cargo de coordenador do Curso de Licenciatura em Biologia. Tem experiência em pesquisa e extensão sobre biologia e ecologia de abelhas e, atualmente, desenvolve estudos na linha da educação crítica para o ensino das Ciências sob a perspectiva da articulação entre a pedagogia freiriana, a perspectiva CTSA e o ensino das Ciências com utilização de questões sociocientíficas.

Dalia Melissa Conrado, Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD

  1. Dália Melissa Conrado. Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR). Licenciada em Biologia (Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA-BA). Mestre e Doutora em Ecologia (PPGECOBIO – UFBA). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC – UFBA/UEFS-BA). Pós-doutorado na Universidade do País Basco (UPV, Espanha). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS). Pesquisadora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE – UFBA-BA), Brasil. Atua nas áreas: ensino de ciências; ética ambiental; educação em saúde.

Nei Nunes-Neto, Universidade Federal da Grande Dourados

Nei Nunes-Neto. Biólogo. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2008). Doutor em Ecologia (2013). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, MS. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, BA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (UEMS, MS). Pesquisador do INCT IN-TREE (UFBA, BA), Brasil. Atua nas áreas: ensino de ciências; ética; filosofia da biologia; agroecologia.

 

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2024-08-15

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