Linking liberating pedagogy, critical STSE education and SSI-based education for sociopolitical and socioenvironmental actions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93732

Keywords:

Science education, Critical training, Freirean pedagogy, Controversial topics

Abstract

This article shows some links between two approaches to science education: Science-Technology-Society-Environment (STSE) education and the socioscientific issues (SSI)-based education with the proposal of a liberating and problematizing education by Paulo Freire. For analysis and discussions, we adopted Freire's concepts of human ontology, problematization and authentic praxis, in order to understand these approaches. We noticed that the analyzed lines incorporate an ontological conception of the human being compatible with the human ontology adopted by Freire, and take reality as a starting point for the educational action. Besides, one of the founding principles of a critical education is in the ethical-moral and emotional development of the students in these analyzed perspectives. In addition, they take problematization as a means of analyzing and investigating reality, incorporating, in some way, the principle of reflection-action (authentic praxis). Therefore, the approaches discussed here enable an integrated approach to science education curricula based on critical education.

Author Biographies

Pedro Nascimento Melo, Federal University of Recôncavo da Bahia

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), com especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela UCSAL, mestrado em Ecologia e Biomonitoramento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Filosofia, História e Ensino de Ciências pela (UFBA) com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Atuou como Professor da rede pública estadual da Bahia e da UCSAL até 2009. Atuou também na formação continuada de professores de educação básica de várias redes municipais do estado a Bahia. Ocupa o cargo de professor Adjunto no Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com ingresso em 2009, onde atua como coordenador do PIBID-Biologia e coordenador de área de Conhecimento, tendo ocupado também o cargo de coordenador do Curso de Licenciatura em Biologia. Tem experiência em pesquisa e extensão sobre biologia e ecologia de abelhas e, atualmente, desenvolve estudos na linha da educação crítica para o ensino das Ciências sob a perspectiva da articulação entre a pedagogia freiriana, a perspectiva CTSA e o ensino das Ciências com utilização de questões sociocientíficas.

Dalia Melissa Conrado, Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD

  1. Dália Melissa Conrado. Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Estadual de Maringá – UEM-PR). Licenciada em Biologia (Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA-BA). Mestre e Doutora em Ecologia (PPGECOBIO – UFBA). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC – UFBA/UEFS-BA). Pós-doutorado na Universidade do País Basco (UPV, Espanha). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS). Pesquisadora do Instituto de Ciência e Tecnologia em Estudos Inter e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE – UFBA-BA), Brasil. Atua nas áreas: ensino de ciências; ética ambiental; educação em saúde.

Nei Nunes-Neto, Federal University of Dourados Region

Nei Nunes-Neto. Biólogo. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2008). Doutor em Ecologia (2013). Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, MS. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS, BA). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática (UEMS, MS). Pesquisador do INCT IN-TREE (UFBA, BA), Brasil. Atua nas áreas: ensino de ciências; ética; filosofia da biologia; agroecologia.

 

References

ANDRADE, M. A. S.; ALMEIDA, R. O. Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana: reinventando Paulo Freire no contexto da formação de professores de ciências. In: CONGRESSO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: O LEGADO GLOBAL, 2., 2018, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.

AULER, D. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: Novos caminhos para a educação em ciências. Contexto & Educação, Ano 22, n. 77, p. 167-188, 2007a.

AULER, D. Enfoque ciência-tecnologia-sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, vol. 1, número especial, 2007b.

AULER, D; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 03, n. o 1, 2001

.

BENCZE, L.; EL HALWANY, S.; KRSTOVIC, M.; MILANOVIC, M.; PHILLIPS, C.; ZOUDA, M. Estudantes agindo para abordar danos pessoais, sociais; ambientais relacionados à ciência e à tecnologia. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 515-562, 2018.

BENCZE, L.; EL HALWANY, S.; MILANOVIC, M.; QURESHI, N.; ZOUDA, M. Roadblocks to critical and active civic engagement in/through school science: stories from the field. Bloqueios ao engajamento cívico crítico e ativo na/através da Ciência Escolar: Histórias do Campo. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 47-70, abr. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/ 11010/5527. Acesso em: 02 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11010.

CARVALHO, L. M. O.; CARVALHO, W. L. P. (orgs). Formação de Professores e Questões Sociocientíficas no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 2012.

CHABALGOITY, D. A construção da ontologia do oprimido - Estudo do pensamento filosófico em Paulo Freire. Tese de Doutorado em Educação - Universidade Federal Fluminense, Niteroi, 2014.

COMPARATO, F. K. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno. 3.ed.rev. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CONRADO, D. M.; CONRADO, I. S. Análise Crítica do Discurso sobre Imagens da Ciência e da Tecnologia em Argumentos de Estudantes de Biologia. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 4, n. 5, p. 218-231, 2016.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. F. (orgs.) Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: UFBA, 2018.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. F.; EL-HANI, C. N. Como abordar questões sociocientíficas na sala de aula: a estratégia didática de cinco fases para o ensino de ciências. Indagatio Didactica, v. 11, n. 2, p. 915-928, 2019.

CORTELLA, M. S. Educação, convivência e ética: audácia e esperança. São Paulo Cortez 2015.

DIONOR, G. A.; CONRADO, D. M.; MARTINS, L.; NUNES-NETO, N. F. Avaliando Propostas de Ensino Baseadas em Questões Sociocientíficas: Reflexões e Perspectivas para Ciências no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC). v.20, p. 429–464, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u429464 Acesso em: 12 fev. 2021.

FONSECA, E. M.; LINDEMANN, R. H. ; DUSO, L. Práticas educativas pautadas por temas FREIRE-CTS: indicativos de pesquisas em educação em ciências. Revista Ciências & Ideias, v.10, n.3, p. 136-151, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. Coleção Leitura.

FREIRE, A. M. A. Inédito viável. In: STRECK, D. N.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, p. 223 – 226, 2010.

GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v.7, n.2, p.125-153, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/DyqhTY3fY5wKhzFw6jD6HFJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 02 fev. 2021.

HODSON, D. Science Education as a Call to Action. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 10:3, p. 197-206, 2010.

HODSON, D. Looking to the Future: Building a Curriculum for Social Activism. Rotterdam: Sense Publishers, 2011.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientífica. In: CONRADO, D. M.;

NUNES-NETO, N. (Org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 27-57, 2018.

KARISAN, D.; ZEIDLER, D. L. Contextualization of Nature of Science Within the Socioscientific Issues Framework: A Review of Research. International Journal of Education in Mathematics, Science and Technology, v. 5, n. 2, p. 139-152, 2017.

LACERDA, N. O. S.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e formação de professores: dimensões a serem contempladas a partir do modelo crítico-transformador. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 110-126, abr. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11015/5530. Acesso em: 02 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11015.

LEVINSON, R. Towards a Theoretical Framework for Teaching Controversial Socio-scientific Issues. International Journal of Science Education, v.28, n.10, p.1201-1224, 2006.

MARQUES, R.; REIS, P. O desenvolvimento de exposições científicas como estratégia de ativismo em contexto escolar. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (Orgs.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, p. 491-514, 2018.

MARTÍNEZ PÉREZ, L. F. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Unesp, 2012.

MARTÍNEZ PÉREZ, L. F.; PARGA LOZANO, D. L. La emergencia de las cuestiones sociocientíficas en el enfoque CTSA. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v.8, n.1, p.23-35, 2013.

MELO, P. N. Avaliação de uma sequência didática com questão sociocientífica na educação CTSA, sob a perspectiva da pedagogia libertadora de Paulo Freire para o ensino de Biologia do nível médio. 2021. 284 f.: il. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências – Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2021.

MUELLER, M. P.; ZEIDLER, D. L. Moral–Ethical Character and Science Education: EcoJustice Ethics Through Socioscientific Issues (SSI). In: TIPPINS, D. J.; MUELLER, M. P.; VAN EIJCK, M.; ADAMS, J. D. (Org.). Cultural studies and environmentalism - The confluence of ecoJustice place-based (Science) education, and indigenous knowledge Systems. Springer, 2010. p. 105-128.

MÜHL. E. H. Problematização. In: STRECK, D. N.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. rev. ampl. Belo Horizonte: Autêntica, p. 328-330, 2010.

NASCIMENTO, T.G; VON LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire com base para o ensino de ciências. Convergencia, México, v.13, p.95-116, 2006.

NUNES-NETO, N. F.; CONRADO, D. M. Ensinando Ética. Educação em Revista (UFMG), v. 37, n 1. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-469824578, p. 1-28. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24578/27861. Acesso em: 07 dez. 2023.

PEDRETTI, E.; NAZIR, J. Currents in STSE Education: Mapping a Complex Field, 40 Years On. Science Education, n. 95, p. 601–626, 2011.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de Cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista. v.3, n.1, p.1-10, 2013.

RODRIGUES, V. A. B.; LINSINGEN, I. V.; CASSIANI, S. Formação cidadã na educação científica e tecnológica: olhares críticos e decoloniais para as abordagens CTS. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 71-91, 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11012/5528. Acesso em: 02 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11012.

SANTOS, H. P.; MARTINS, J. B. O cientificismo como obstáculo à compreensão ético-política da Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão. v. 33, n. spe, pp. 42-53, 2013.

SANTOS, W. L. P. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, v.1 n1, p.109-131, mar., 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426/28747. Acesso em: 02 jan. 2021.

SANTOS, W. L. P. Scientific literacy: a Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, v.93, n.2, p.361-382, 2009.

SANTOS, W.L.P.; ALMEIDA E SILVA, K.M.; SILVA, S. M. B da. Perspectivas e desafios de estudos de QSC na educação científica brasileira. In: CONRADO, D.M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018, pp. 427-451. Disponível em: <https://doi.org/10.7476/9788523220174.0021>. Acesso em: 02 jan. 2021.

SARMENTO, A. C. de H.; MUNIZ, C. R. R.; GUIMARÃES, A. P. M.; NUNES-NETO, N. F. Princípios de design para um ensino de Ciências contextualizado pelas relações entre ciência-tecnologia-sociedade-ambiente. Educação e Fronteiras, Dourados, v. 9, n. 25, p. 183-207, abr. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/11101/5545. Acesso em: 02 jan. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/eduf.v9i25.11101.

SCOCUGLIA, A. C. A História das Idéias de Paulo Freire e a Atual Crise de Paradigmas. 2ª ed. João Pessoa: Editora Universitária – UFB, 1999.

SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. O papel da problematização freireana em aulas de ciências/física: articulações entre a abordagem temática freireana e o ensino de ciências por investigação. Ciência & Educação. v.21, n.4, pp.911-930, 2015.

SOUZA, A. L.; CHAPANI, D. T. Teoria crítica de Paulo Freire, formação docente e o ensino de ciências nos anos iniciais de escolaridade. Revista Lusófona de Educação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, n. 25, pp. 119-133, 2013.

ZAUITH, G.; HAYASHI, M. C. P. I. A influência de Paulo Freire no ensino de ciências e na educação CTS: uma análise bibliométrica. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, n. 49, p. 267–293, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i49.8640332. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640332. Acesso em: 22 jan. 2021.

ZEIDLER, D. L.; KEEFER, M. The role of moral reasoning and the status of socioscientific issues in science education. In: ZEIDLER, D. L. (ed.). The role of moral reasoning on socioscientific issues and discourse in science education. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2003.

ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific Issues: Theory and Practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009

Published

2024-08-15

Issue

Section

Articles