Percepções de famílias sobre animais taxidermizados durante visitas virtuais no Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e93944Palavras-chave:
Educação não formal, Museu de ciências, Pesquisa de públicoResumo
Este estudo insere-se na pesquisa em educação não formal, examinando como a visita virtual a um museu de ciências pode influenciar as percepções familiares sobre biodiversidade e conservação. Nosso objetivo foi identificar e discutir as percepções de 10 grupos familiares a respeito dos animais taxidermizados em exibição na exposição virtual “Biodiversidade: conhecer para preservar”, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP). A pesquisa qualitativa envolveu na metodologia o preenchimento de questionário virtual com dados básicos das famílias, gravação das visitas virtuais dos grupos familiares e a realização de entrevistas semiestruturadas online com os participantes. As entrevistas foram transcritas e categorizadas. Os resultados indicam que, mesmo apresentando tensões, a maior parte dos entrevistados relatou ter tido impressões positivas ao observar os animais taxidermizados durante a visita virtual, além de enfatizarem a sua devida importância para pesquisa e divulgação científica, sem renunciar ao compromisso ético e de não sofrimento animal.
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